I Festival de Cultura Acordais no Parque Nacional Serra da Capivara

Portal AZ - www.portalaz.com.br - 01/11/2010
Jornalistas, curiosos e turistas do Brasil inteiro que irão ao Parque Nacional Serra da Capivara no período de 14 à 16 de novembro para conhecer o I Festival de Cultura Acordais, organizado pela Fundação Museu do Homem Americano, também conhecerão os trabalhos de resgate paleontológico da Lagoa dos Porcos. Após a visita de campo, os repórteres participarão de uma entrevista coletiva com a arqueóloga Niéde Guidon, em São Raimundo Nonato.

A escavação e resgate dos fósseis no interior do Piauí faz parte do projeto: "A Água e o Berço do Homem Americano", financiado pela Petrobrás Ambiental, que tem entre os seus objetivos integrar ciência com melhoria do abastecimento de água potável para comunidade local. Dessa forma, após terminar a escavação na Lagoa dos Porcos, por exemplo, o projeto viabiliza obras de melhoria da infraestrutura local permitindo que ela se transforme num grande reservatório de água para a população.

Segundo as pesquisadoras da Fumdham, o resgate dos fósseis está gerando um grande número de peças para o acervo do Centro Cultural Sérgio Mota, anexo ao Museu do Homem Americano. A tendência é de que essa coleção possa ser estudada nos próximos anos por pesquisadores do Brasil e do exterior. No futuro, algumas dessas peças também poderão ser expostas no Museu do Homem Americano.

A descoberta de mais uma lagoa com vestígios pré-históricos nas proximidades do Parque Nacional Serra da Capivara, ocupado durante milênios por povos primitivos, reforça a tese de que esses homens possam ter convivido lado a lado com esses gigantes. Descobertas da Lagoa dos Porcos, como duas defesas do mastodonte, podem provar que ao contrário do que se pensava até agora, as armas de defesa desse animal não eram curvadas.

O I Festival de Cultura Acordais é uma realização da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade cientifica, sem fins lucrativos, que administra o Parque Nacional Serra da Capivara em parceria com o Instituto Chico Mendes. O evento é patrocinado pela empresa Oi através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o apoio de diversas instituições, privadas e públicas, entre elas o Governo do Piauí. A entrada será gratuita.


http://www.portalaz.com.br/noticia/arte_e_cultura/195299_i_festival_de_cultura_acordais_no_parque_nacional_serra_da_capivara.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.