Ibama apreende 56 aves silvestres em Sertânia/PE

Ibama - www.ibama.gov.br - 09/06/2009
Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu na manhã de ontem (08/06) 56 aves silvestres na casa de um traficante de animais, no município de Sertânia, a 350 km de Recife. O traficante foi autuado em R$ 26,5 mil e deverá responder por crime ambiental. Ele também foi detido e conduzido à delegacia local por policiais militares que acompanhavam a ação do Ibama por possuir um revólver 38 sem registro.

Entre as espécies apreendidas estavam seriemas, concrizes, aratingas, maracanãs, galos-de-campina e algumas asas-brancas. As aves estavam sendo mantidas em péssimas condições de higiene, alimentação e conforto. Na casa do infrator havia ainda diversos alçapões, armadilhas e caixas para transporte de passarinhos, material que também foi apreendido.

A ação de hoje foi o desfecho de uma operação iniciada no final de maio com o objetivo de coibir a caça de animais silvestres, em especial as arribaçãs, no interior de Pernambuco. A fiscalização percorreu a Terra Indígena Kambiwá, a Reserva Biológica de Serra Negra e o Parque Nacional do Catimbau. No território Kambiwá, os índios auxiliaram o Ibama na busca de irregularidades.

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama/PE, Leslie Tavares, a operação conseguiu deter a caça das arribaçãs por cerca de 20 dias. "É um tempo significativo para permitir a finalização do período reprodutivo e a migração das aves para áreas menos vulneráveis", explica. De acordo com Tavares, apenas um caçador foi encontrado nessas áreas, o que é um sinal de que as ações de fiscalização estão surtindo efeito. "Nos anos anteriores, encontrávamos entre 40 a 60 caçadores", afirma.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Negra (REBIO)
  • UC Catimbau
  • TI Kambiwá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.