Ibama apreende embarcação de pesca turística em unidade de conservação paulista

Ibama/SP - 01/06/2007
São Sebastião (01/06/2007) - Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu na madrugada do dia 29 de maio uma embarcação que realizava pesca dentro da Estação Ecológica Tupinambás, em São Sebastião/SP. O barco havia saído de Bertioga e conduzia turistas de Mogi das Cruzes. Durante a operação chamada Bom Dia João II , a equipe do Ibama lotada na unidade de conservação recebeu apoio da Marinha do Brasil e da Polícia Federal.

O responsável pela Fiscalização da Esec Tupinambás no Ibama, Roberto Reis, conta que há cerca de seis meses a embarcação já havia sido autuada pelo mesmo motivo. Por ser um crime reincidente, a multa poderá ser duplicada ou triplicada. Também existe a possibilidade do Órgão pedir o perdimento da embarcação, tendo em vista que a mesma já havia sido apreendida, ficando seu proprietário como fiel depositário, explicou Reis.

As multas aplicadas pelo Ibama variaram de R$ 700 a R$ 10 mil. Os autuados responderão a processo por crime ambiental e ficarão sujeitos à detenção de um a três anos, além de cumprirem penas alternativas, como a doação de equipamentos à Esec. Na operação, que durou cerca de dezesseis horas, nove pessoas foram autuadas e vários apetrechos de pesca foram apreendidos.

A estação engloba quatro ilhas, sendo uma delas a de Lages, além das ilhas de Palmas e Cabras, que pertencem a Ubatuba. Também compõem a Esec quatro ilhas e parcéis do Arquipélago dos Alcatrazes. A área protegida abrange dez quilômetros ao redor de cada ilha e lage.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.