Ibama apreende seis mil caranguejos na Paraíba

Ibama - www.ibama.gov.br - 01/04/2009
No último final de semana, fiscais da Superintendência do Ibama na Paraíba apreenderam seis mil caranguejos-uçá na localidade de Santa Rita (PB). O chefe de operações de fiscalização, Jaime Pereira, informou que a apreensão ocorreu porque os animais foram capturados ainda no período do defeso da espécie, o último do ano, que vai até hoje. Grande parte dos caranguejos apreendidos eram fêmeas ovadas e muitos também estavam abaixo do tamanho para captura permitido pela Legislação Ambiental.

Não foram aplicadas multas porque os infratores fugiram do mercado público de Santa Rita. Os animais apreendidos foram soltos nos manguezais da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, onde também funciona o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas.

O Ibama/PB vem intensificando a cada ano a fiscalização do período de defeso para garantir a reprodução do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) pois tanto os pesquisadores quanto os pescadores que vivem da cata do caranguejo nos manguezais e estuários paraibanos são unânimes em afirmar que a espécie está desaparecendo gradualmente, devido à diminuição do seu habitat natural, os mangues, e ao desmatamento e poluição dos rios. Outro fator que agrava o problema é a carcinicultura, que ocupa grandes áreas dos manguezais na região e lança dejetos que poluem a água.

Pesquisas realizadas pela Universidade Federal da Paraíba demonstram uma queda na produção do caranguejo-uçá em mais de 500% em todo o litoral paraibano, o que deixa o animal passível de extinção no Estado. Pesquisadores, ambientalistas e pescadores sugerem que entre outras medidas, o período do defeso seja ampliado para seis meses, o que possibilitaria uma melhor recuperação da espécie.

O Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/PB, também está realizando uma pesquisa e entrevistando os catadores de caranguejos em diversas localidades do litoral paraibano, com objetivo de realizar um diagnóstico socioeconômico e ambiental, para subsidiar as medidas que deverão ser tomadas para a preservação do caranguejo-uçá, pelo menos no Estado da Paraíba.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.