Ibama capacita mais 55 servidores para atividades de fiscalização

IBAMA - www.ibama.gov.br - 04/09/2008
"Damos um passo significativo para tornar o Centro de Treinamento do Ibama (Centre) em uma universidade corporativa". A afirmação é do Diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, ao abrir hoje o XX Curso de Fiscalização Ambiental, que se estende até o dia 19, no Setor de Autarquias Sul.

A turma é composta de 55 servidores do Ibama lotados em 19 estados das cinco regiões brasileiras e no Distrito Federal. O diferencial é o grande número de mulheres, 40 % do total dos participantes. Durante 17 dias, serão ministradas aulas sobre fiscalização de fauna, de flora, de pesca e aqüicultura, acesso ao patrimônio genético, gestão dos recursos pesqueiros, legislação ambiental, dentre outras. Também serão abordados o relacionamento do agente ambiental federal com a comunidade e o gerenciamento de conflitos socioambientais. Os futuros agentes são treinados no uso de técnicas e procedimentos necessários para participar em operações de fiscalização em todo o país, principalmente nos estados da amazônia.

Três dias estão reservados para aulas práticas. Os alunos trocarão a sala de aula do Centre pela área de uma empresa de extração mineral, uma rodovia e uma Unidade de Conservação Federal. Na mineradora, vão observar como se procede durante uma auditoria de uma empresa potencialmente poluidora. Em uma rodovia do DF, com o apoio de da Polícia Militar Ambiental do DF e a Receita Federal, irão verificar a legalidade o transporte de produtos florestais. Na Floresta Nacional de Brasília aprenderão a medir madeira.

Pela segunda vez, o treinamento inclui o módulo de manuseio de arma de fogo e tiro em sua programação. Após aprovação em exames psicotécnicos ministrados por profissional credenciada pela Polícia Federal, os servidores do Ibama receberão treinamento teórico e prático ministrado pela Polícia Militar Ambiental durante três dias, visando receber o porte de arma.

O XX Curso de Fiscalização Ambiental é promovido pela Diretoria de Proteção Ambiental por meio do Programa de Formação em Fiscalização Ambiental (Proffa) realizado desde 1992 e reformulado em 2004.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.