Ibama cobra ampliação de parque nacional na Bahia

Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ - 17/02/2004
Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ambientalistas estão cobrando do governo federal a assinatura de um decreto que defina a ampliação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado no extremo noroeste de Minas Gerais, na divisa com a Bahia.

De acordo com Reuber Brandão, analista ambiental da Coordenação de Criação de Unidades do Ibama, a demora do governo está favorecendo a ação danosa de fazendeiros na área, em território do município de Cocos (BA), determinada pelo instituto para a ampliação do parque - cuja extensão passaria dos atuais 84 mil para 230 mil hectares.

O Ibama e ambientalistas esperavam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciasse a decretação da ampliação do parque durante a Conferência Nacional de Meio Ambiente, em novembro do ano passado, mas o Governo da Bahia enviou uma carta à Casa Civil solicitando a interrupção do processo para que seja feita uma análise mais detalhada sobre o impacto econômico na região.

"Fronteira agrícola"
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Pedro Barbosa, a região de Cocos já se consolida como "a nova fronteira agrícola do cerrado baiano". Ele afirmou, em nota distribuída pela Secretaria de Comunicação, que a "expansão para quase 150 mil hectares, exclusivamente no lado baiano, impossibilita o desenvolvimento do Estado".

Segundo Barbosa, o governo estadual tem, contudo, interesse em contribuir para essa discussão e já trabalha na elaboração de uma outra proposta. "O Estado da Bahia tem grande preocupação com a preservação ambiental, mas quer que isso ocorra de forma a também permitir o desenvolvimento do agronegócio".

O analista ambiental do Ibama contesta a alegação do governo baiano, dizendo que a região de ampliação é "extremamente vazia" constituída por vários "chapadões de areia" e ocupada por "latifúndios".
(-Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ-17/02/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.