Ibama consagra modelo de uso sustentável de recursos naturais em áreas litorâneas

Ibama - 11/06/2003
A criação da Reserva Extrativista Marinha do Batoque, localizada no Ceará e criada pelo presidente Lula na Semana do Meio Ambiente, consagra definitivamente o modelo de uso sustentável dos recursos naturais implantado pelo Ibama para funcionar em áreas litorâneas.

A exemplo do que o Centro Nacional de Populações Tradicionais-CNPT/Ibama já desenvolve em outras doze reservas marinhas, a Resex do Batoque garantirá a conservação dos ecossistemas da região, a permanência definitiva das cerca de duzentas famílias de extrativistas nativos e o acesso sustentável aos produtos pesqueiros por sucessivas gerações.

Além das reservas marinhas, o CNPT criou e ajuda a administrar mais 24 resex em regiões de floresta, principalmente na Amazônia. A Resex do Batoque fica no município de Aquiraz, localizado a 45 quilômetros ao sul de Fortaleza. Abrange 601 hectares e caracteriza-se pela produção de pescado marinho. Mensalmente, a reserva produz cerca de três mil quilos de peixes (cavala, pargo, etc) e crustáceos, sobretudo a lagosta.

A produção de polpa do murici, uma fruta típica da região, e o artesanato de renda de bilro complementam a economia dos habitantes do Batoque. A pesca de água doce e a produção agrícola servem apenas para a subsistência.

O núcleo populacional que deu origem à comunidade começou na segunda metade do século XIX. Com o passar dos anos e o crescimento do interesse do setor turístico no Ceará, a região do Batoque começou a sofrer com a especulação imobiliária.

Um dos aspectos que aceleraram o movimento dos moradores tradicionais pela criação da reserva extrativista foi a intensa pressão imobiliária para a construção de pousadas, hotéis e resorts nas praias de grande beleza cênica da região.

Um site na internet dispõe de informações e fotos sobre a região do Batoque: http://geocites.yahoo.com.br/praiadobatoque/ Seringueiros - No Brasil existem em funcionamento 30 reservas extrativistas, sendo 23 na Amazônia Legal. As demais estão distribuídas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Elas se dividem entre reservas extrativistas de recursos florestais e recursos pesqueiros.

Juntas, as resex somam 5 milhões hectares de áreas protegidas. Isso significa o equivalente ao Estado de Sergipe. Esse conjunto de reservas, estabelecido com a importante ajuda de organismos internacionais, é resultado de apenas onze anos de trabalho. A

A primeira delas a surgir no mapa da conservação brasileira é emblemática: chama-se reserva extrativista Chico Mendes, localizada na região de Xapuri-AC. Foi criada dois anos após a morte do líder seringueiro, assassinado em dezembro de 1988 por defender os direitos dos povos da floresta. Chico Mendes é o símbolo máximo do movimento que resultou na criação das reservas extrativistas.
(-Ibama-Brasília-DF-11/06/03)
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Batoque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.