Ibama cria Unidade de Conservação

A Tribuna-Rio Branco-AC - 14/08/2003
O Instituto do Meio Ambiente do Acre (Ibama) lançou na última terça-feira um edital de convocação para a consulta pública acerca da criação da Unidade de Conservação Chandless. Com mais de 800 mil hectares, a área pretende criar um corredor de proteção ambiental na fronteira brasileira com o Peru, interligando a reserva Cazumbá-Iracema com o Parque Nacional da Serra do Divisor, nas regiões do alto Acre, Purus, Envira e Juruá.

De acordo com o superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, toda a sociedade civil dos municípios de Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira estão convidadas a comparecer à audiência. O evento acontece no próximo dia 23, das 9 às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo de Manoel Urbano. Os estudos técnicos que compõem a Peça de Criação da Unidade de Conservação Chandless estarão disponíveis para análise, sugestões e críticas até 22 deste mês nas três cidades.

"É uma área estratégica para a defesa nacional, fechando toda a área de fronteira em torno de Brasil e Peru, como um linhão de segurança. É o sonho das entidades de proteção ambiental, de técnicos da área de muitas décadas. O Estado precisa ter o controle ambiental da fauna e da flora", disse Anselmo Forneck.

Caso seja aprovada, a Unidade de Conservação do Chandless permitirá apenas a exploração dos recursos naturais dentro do programa de manejo florestal. De acordo com o Ibama, não há aldeias indígenas na região e os poucos produtores rurais concentram-se na cabeceira do rio de mesmo nome. São descendentes de peruanos, que moram na região há poucas décadas.

Em condições normais, dependendo do poder de lobby das entidades interessadas, a aprovação de uma Unidade de Conservação demanda entre dois e três meses de espera.
(-A Tribuna-Rio Branco-AC-14/08/03)

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.