Ibama deflagra operações simultâneas para conter incêndios nas áreas federais protegidas

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 29/08/2014
O início do mês de setembro marca o clímax da temporada de incêndios florestais. Apesar dos 1500 brigadistas contratados atualmente pelo Ibama combaterem a maioria dos focos imediatamente, evitando a evolução para grandes incêndios florestais, em muitos casos a ocorrência de vários focos simultâneos ou a chegada de grandes frentes de fogo contínuas exigem operações de grande porte.

Há grandes operações em andamento no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), Estação Ecológica Serra do Tocantins (TO), Terra Indígena Avá-Canoeiro (GO). Terra Indígena Areões (MT), Terra Indígena Menkragnotire (PA), Parque Nacional Campos Amazônicos (AM) e Terra Indígena Tenharim-Marmelos (AM). A área queimada pelo incêndio florestal que atinge simultaneamente o Parque Nacional dos Campos Amazônicos e a Terra Indígena Tenharim-Marmelos é de 104.354 hectares.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelas Unidades de Conservação Federais, a área queimada em 2014 ainda está bem abaixo do registrado nos últimos quatro anos, embora a maioria delas esteja apresentando níveis críticos de risco de incêndios florestais.

O histórico de focos de calor captados via satélite e as previsões meteorológicas indicam uma intensificação do problema nos próximos dias, até que as chuvas retornem.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-deflagra-operacoes-simultaneas-para-conter-incendios-nas-areas-federais-protegidas
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas