Ibama desmonta acampamento ilegal dentro da Floresta Nacional do Iquiri, no sul do Amazonas

IBAMA - www.ibama.gov.br - 05/09/2008
A Operação Guardiões da Amazônia, deflagrada pelo Ibama, com o apoio do Batalhão Ambiental Militar do Amazonas, para combater desmatamento e transporte irregulares de madeira no sul do Amazonas, desmontou na quinta-feira, 28, um acampamento clandestino dentro da Floresta Nacional do Iquiri (Flona Iquiri), localizada a 300 quilômetros da sede do município de Lábrea.

Sete homens, todos com idade em torno de 22 anos, foram flagrados dentro da Flona e encaminhados ao posto do Ibama em Extrema/RO, para prestar depoimento. Após os agentes do Ibama lavrarem os autos de infração por causarem danos à Unidade de Conservação, os rapazes foram liberados. Todos eles são moradores de Ariquemes-RO, e foram levados até o sul de Lábrea para abrir picadas na floresta, para futura abertura de uma fazenda.

Os autuados afirmaram desconhecer a existência da unidade de conservação, e foram levados ao local por um fazendeiro local cujo nome não pode ser revelado, pois as investigações do caso prosseguem. A ação impediu que três lotes de 398,12 hectares fossem abertos em plena Floresta Nacional do Iquiri. Os agentes do Ibama percorreram mais de 10 km em picadas abertas na mata, até alcançarem a base do acampamento. No total, a ação dentro da Flona durou mais de 30 horas, sendo que os sete jovens detidos deixaram o local acompanhados pela equipe de fiscalização
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iquiri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.