Ibama e ICMBio realizam ação de fiscalização conjunta na Paraíba

Ibama - www.ibama.gov.br - 24/07/2009
Uma ação de fiscalização conjunta envolvendo a Superintendência do Ibama na Paraíba, ICMBio, Policia Federal e a Companhia de Polícia Florestal foi realizada nos dias 22 e 23/07 na área da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (PB).

A Flona da Restinga de Cabedelo, localizada a 12km da capital João Pessoa, possui uma área de 103,36 hectares que se caracteriza por ser uma floresta típica de restinga, um dos últimos resquícios desse tipo de vegetação, entre a Mata Atlântica e o manguezal no litoral paraibano. No local funcionam as instalações do Cemave e da sede regional do Instituto Chico Mendes.

A área tem sofrido muito impacto devido à comunidade que vive em suas proximidades, de um lado a população muito carente do bairro Renascer, de outro, os empreendimentos comerciais ao longo da BR-230.

A ação de fiscalização realizada resultou em notificação de 14 residências construídas em local irregular. Foi apreendido um caminhão que estava colocando lixo na borda da mata. Os técnicos do ICMBio realizaram um levantamento geo referencial da área e as fotos tiradas por satélite demonstraram que o muro de um condomínio de luxo, o empreendimento Alamoana, estava avançando 560 metros ao longo do limite da área da Flona. O proprietário também foi notificado por também ocupar 24 hectares de área de preservação, avançando a área do condomínio pela restinga, até a borda do manguezal que fica à margem do rio Sanhauá.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.