Ibama faz apreensão recorde de motosserras

FSP, Brasil, p. A11 - 24/09/2008
Ibama faz apreensão recorde de motosserras
132 equipamentos sem licença foram achados em área desmatada no município de Almeirim, no Pará

Da agência Folha

Uma operação do Ibama apreendeu no sábado 132 motosserras sem licença em uma área que estava sendo desmatada em Almeirim (PA). É a maior apreensão do equipamento já feita pelo órgão.
A operação ocorreu na Estação Ecológica do Jari, entre o Amapá e o Pará. Fiscais do Ibama do AP, responsáveis pela região paraense de Almeirim por causa da maior proximidade, encontraram trabalhadores desmatando a área, mas ninguém foi detido.
Eles trabalhavam para uma empresa que prestava serviços a uma companhia de celulose -os nomes delas não foram divulgados. A terceirizada foi multada em R$ 132 mil e tem 20 dias para recorrer.
Segundo o analista ambiental Fernando Di Franco, que coordenou a operação, o Ibama deve confirmar nos próximos dias se a companhia de celulose é proprietária da área e se estava autorizada a desmatá-la.
Mesmo que a empresa tenha a autorização, as motosserras sem registro não poderiam ser utilizadas.
"Não era mata nativa, mas havia cerca de 20 anos que aquela área não era desmatada. As árvores já estavam altas e a floresta praticamente regenerada", declarou Di Franco.
As motosserras estão no escritório do Ibama em Almeirim e devem ser levadas para a superintendência em Macapá.
(Cíntia Acayaba)

FSP, 24/09/2008, Brasil, p. A11
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.