Ibama manda reforços ao ICMBio para as operações de combate na Rebio Lago Piratuba

Ibama - http://www.ibama.gov.br - 12/11/2012
O Ibama enviou um helicóptero e coordenadores de campo para auxiliar as operações de combate aos incêndios florestais que atingem a Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Amapá. Cerca de 75 brigadistas também estão de prontidão para serem enviados a qualquer momento, caso o ICMBio necessite do reforço de combatentes. O incêndio vem sendo combatido desde outubro por um contingente de 21 brigadistas do ICMBio, 20 soldados do Exército Brasileiro e 35 bombeiros militares do Amapá. Até o momento cerca de 4.000 hectares foram atingidos.

Os incêndios florestais nesta Unidade de Conservação apresentam alta dificuldade de controle, pois se propagam em combustível de turfa (incêndios subterrâneos) e as estratégias de combate envolvem abertura de trincheiras profundas ao longo de todas as frentes de fogo. Este tipo de incêndio apresenta grande impacto sobre os ecossistemas atingidos, exterminado todas as formas de vida que encontram pela frente, desde o subsolo até a copa das árvores.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-manda-reforcos-ao-icmbio-para-as-operacoes-de-combate-na-rebio-lago-piratuba
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.