Ibama participa da Segunda Reunião Monumento Natural Nacional Yaguareté

Ibama - 16/11/2006
Porto Alegre (14/11/06) - O Ibama/RS esteve presente na II Reunião Monumento Natural Nacional Yaguareté e VI Reunião Monumento Natural Provincial Yaguareté, realizada de oito a 10 de novembro, em Posadas, na província argentina de Missiones. O encontro teve como objetivo avaliar o estado de conservação da população de onças-pintadas da região conhecida como Diagonal Verde. A área inclui grande parte da Província de Missiones e, no Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Estadual do Turvo, no Rio Grande do Sul, além de uma pequena área no Paraguai.

Segundo a analista ambiental do Ibama/RS, Cibele Indrusiak, que representou o Centro Nacional de Predadores e o Parque Nacional do Iguaçu, durante o evento foi criada uma comissão com representação das instituições argentinas e brasileiras, envolvidas na conservação da onça-pintada e de seus habitats. Conforme Cibele, o principal objetivo da comissão será elaborar um Plano de Ação Emergencial para a onça-pintada dessa região, a fim de reverter o quadro de extinção próxima.

Um estudo realizado pelos pesquisadores Eduardo Eizirik, Cibele Indrusiak e Warren Johnson, estimou que restavam cerca de 650 onças no corredor trinacional - diagonal verde - , com base nos dados de densidade de onças do Parque Nacional do Iguaçu, nos anos de 91 a 93.Passados 13 anos, a estimativa caiu para não mais de 50 animais, em toda a região. "É uma tragédia anunciada", diz Cibele ."Há anos os pesquisadores vêm alertando as autoridades sobre a destruição que vem sofrendo essa frágil região". Segundo a analista ambiental, somada à diminuição rápida de áreas naturais, a caça tem dizimado as onças e suas principais presas, como os queixadas, antas e veados. "Se não tomarmos providências urgentes, assistiremos a extinção desses magníficos animais em poucos anos" afirma.

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Turvo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.