Ibama realiza plantio de espécies nativas no Centro de Triagem de Animais Silvestres

Diário da Manhã - www.dm.com.br - 04/02/2009
A Superintendência do Ibama-GO, por intermédio de seu corpo técnico, elaborou e começou a implementar um Projeto de Revitalização da Área do CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde são abrigados os animais provenientes de apreensão nas atividades diárias da fiscalização do Órgão, do Batalhão Ambiental e de entregas espontâneas pela sociedade.

A área de 81.682,915m² (8,1683 ha.) onde foram edificadas as primeiras obras deste Centro de quarentena Tipo A, em vista do uso ao longo dos anos e até do abandono em que se encontrava antes da cessão pela Secretaria do Patrimônio da União - SPU (Termo de Cessão, publicado no DOU de 30/03/2006) ao Ibama-GO, motivou a elaboração do referido projeto que compreende: a reforma de 865,73 metros lineares de alambrado; a implantação de cerca viva, numa extensão de 865,73 m³; a implantação de um pomar de frutíferas e outras culturas para produção de alimentos para os animais ali abrigados; a construção de um portão e uma entrada pavimentada com blocos de concreto que dê acesso à quarentena; a implantação de estacionamento para veículos; a construção de um Centro de Visitantes com sala de Refeição e de Áudio Visual, e a demolição de edificações localizadas dentro da área de preservação permanente e sua revegetação com o plantio de árvores nativas do Cerrado.

A etapa de recomposição florestal da APP, composta em torno de 2 ha. de área totalmente degradada à margem esquerda do Córrego Pedreiras, área urbana do município de Goiânia-GO, teve início em novembro de 2008.

O Ibama-GO vem contando com importantes parceiros. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH e a Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA doaram as mudas de árvores nativas do cerrado. A Prefeitura Municipal de Goiânia, através da COMURG, realizou toda a limpeza da área e a EMBRAPA ajudou na abertura das covas, no combate ao capim invasor e fez a doação dos insumos necessários. Outra importante colaboração veio da Floresta Nacional de Silvânia - FLONA (ICMBio) que cedeu vários dias de trabalho de três (03) servidores.

Nesta etapa foram plantadas cerca de 2.500 mudas de espécies nativas do cerrado, parte do subprojeto I.

E para celebrar esta conquista, no último dia 30/01 foi realizado um dia de plantio coletivo com a participação do Superintendente, Ary Soares dos Santos, e de servidores da Supes-GO, objetivando uma maior integração dos mesmos com o CETAS.

Em seqüência, haverá a manutenção do plantio realizado e a implementação dos outros subprojetos envolvendo infra-estrutura e segurança da área, tais como: construção de novos recintos, formação de pomar e horta e o urgente cercamento da área para reforço da segurança local.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.