Ibama vai terceirizar atendimento nos parques

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com - 06/06/2010
Com apenas 1.827 servidores para cuidar de 77 milhões de hectares em unidades de conservação, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai terceirizar os serviços de atendimento ao turista nos parques nacionais. Pelo menos 25 parques terão venda de ingresso, passeios, manutenção de trilhas e hospedagem nas mãos da iniciativa privada.

O governo alega que atualmente já há uma terceirização informal e que quem perde com isso são os parques e o turista. Sem um controle da qualidade desses serviços, unidades sofrem com a queda no número de visitantes.

É o caso do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia, que em 2001 teve 12.788 visitas e no ano passado apenas 4.970. Na outra ponta, o parque mais visitado é o Iguaçu (PR). Sozinho, responde por um terço das visitas anuais nos 64 parques do país: 1.070.072 pessoas. O sistema emprega 700 pessoas.


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=796388
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.