Ibama/MA comemora primeiro aniversário da Reserva Extrativista de Chapada Limpa

IBAMA - www.ibama.gov.br - 25/09/2008
Representantes da Superintendência do Ibama no Maranhão e do Centro de Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, participam amanhã (26) das comemorações do primeiro aniversário de criação da Reserva Extrativista de Chapada Limpa, no município de Chapadinha (MA). A programação terá início às 9 horas da manhã na comunidade da Chapada Limpa I, próxima ao km-35 da rodovia estadual que liga Chapadinha ao município de Timbiras.

O evento terá como destaque a participação de representantes de outras comunidades extrativistas de localidades próximas, como a Chapada da Cabocla e a Chapada dos Remédios, para estas conhecerem o histórico do processo de criação da primeira unidade de conservação ambiental do bioma cerrado no Maranhão, que tem como produto principal do extrativismo o bacuri na região do Baixo Parnaíba (MA) que é bastante pressionada pela expansão da monocultura da soja. Além disso, a festa terá apresentações culturais locais, exposição de fotos, plantio de mudas, soltura de pássaros e outras atividades.

No final da semana passada, uma fiscalização do Ibama dentro dos limites da Reserva efetuou a apreensão de 750 mourões de madeira (quantificados em 13 metros cúbicos) oriundos de desmatamento sem autorização e utilizados na construção de uma cerca de 3,5km de perímetro destinada à criação de gado bovino, o lavrador infrator Raimundo Alves Pereira foi notificado a retirar os bois da área em um prazo de 45 dias, já havia sido multado anteriormente em R$ 2 mil por causar dano direto a unidade de conservação (inclusive com prática de queimada dentro dos limites da cerca), e a área encontra-se embargada até o devido processo de regularização fundiária. A presença da fiscalização na reserva teve como objetivo também impedir a ação de caçadores numa porção bastante preservada do cerrado maranhense, considerando que ali há grande ocorrência de animais como veado-catingueiro, pacas, cutias, tatus e papagaios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou no dia 26 de setembro de 2007 a criação da Resex de Chapada Limpa com uma área de 11.971,24 hectares. Essa foi a quinta Resex criada no Maranhão, sendo a primeira do bioma cerrado. A administração da unidade fica a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que deverá adotar as medidas necessárias para a implantação, fiscalização e controle da unidade, providenciando o contrato de concessão de direito real de uso gratuito para a população tradicional extrativista das comunidades locais e os processos de desapropriação de imóveis rurais de legítimo domínio privado identificados dentro dos limites da reserva.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Limpa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.