Ibama/PI analisa situação das reservas

IBAMA - 18/10/2007
O diretor da Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Instituto Chico Mendes, Paulo Oliveira, está em Teresina para fazer um apanhado histórico das reservas de uso sustentável do Piauí. Ele está cuidando da transferência dos oito servidores do Ibama, que trabalham nas quatro reservas extrativistas de Uso Sustentável, para a unidade do Instituto Chico Mendes.

Estamos fazendo um levantamento se há necessidade de mais analistas e técnicos para esta unidade, e a partir daí solicitar realização de concurso público, mas posso afirmar que oito funcionários é o mínimo, destacou.

O diretor também veio para acompanhar de perto o andamento dos projetos desenvolvidos na reserva extrativista de caranguejo, no Delta do Parnaíba, onde à cerca de um ano a Unidade está realizando um trabalho para conscientização ambiental da população da área, para reduzir a caça predatória e o transporte irregular.

Desde quando assumi o cargo, a reserva extrativista estava abandonada, então investimos em recursos para que a população se conscientizasse do que estava acontecendo. Para isso, investimos em melhoria de qualidade de vida, com os programas Luz para Todos, de esgotamento sanitário e habitação, aliando à isso a educação ambiental, explicou Paulo Oliveira. Segundo o diretor, já ouve uma evolução para que a própria população seja fiscal do seu produto. Ele alerta que a exportação do caranguejo irregular e a caça predatória não interferem somente no meio ambiente, mas também na economia do estado.

"Nós precisamos regulamentar as exportações e adquirir novas formas de transporte dos caranguejos, para que nem o meio ambiente e nem a economia do estado sejam prejudicados.", finalizou.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Delta do Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.