Ibama/RO coordena Operação Tornado II na reserva extrativista Jacy-Paraná

Notícia na Hora - http://www.noticianahora.com.br - 08/10/2011
A Operação teve início no dia 04 de julho de 2011, com a participação do IBAMA em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental - SEDAM, Batalhão de Polícia Ambiental e Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar - COE, com revezamento das equipes a cada 30 dias.

Cada equipe possui cerca de 20 integrantes, entre fiscais e policiais, sendo a maioria do IBAMA.

A RESEX Jacy-Paraná está localizada nos municípios de Porto Velho, Campo Novo de Rondônia e Nova Mamoré, ficando subordinada à SEDAM. Em consonância com a Legislação Federal e Estadual pertinentes, as atividades permitidas no âmbito da RESEX, restringem-se à exploração auto-sustentável por parte da população extrativista, sem prejuízo da conservação e dos recursos naturais existentes na área.

Entretanto, a maior parte da região está sendo utilizada para criação de gado com existência de grandes fazendas e as áreas menores estão sendo usadas para plantação de café. Existe ainda intensa atividade madeireira com retirada de madeira irregular. Com exceção de uma pequena área no norte da reserva, o restante está destruído pelo desmatamento e queimada.

Foram lavrados 57 Autos de Infração no valor de R$ 51.504.848,00, foram embargados 7.949,520 hectares, além da apreensão de 4 tratores, caminhões, motosserras, sementes de capim e rolos de arame.

A Operação não tem prazo para terminar diante da situação calamitosa em que se encontra a Reserva Extrativista Jacy-Paraná.




http://www.noticianahora.com.br/RO/noticia/ibamaro-coordena-operacao-tornado-ii-na-reserva-extrativista-jacy-parana/94025#.TpMQYpvpzZU
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaci Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.