Ibama/RS participa de projeto etnobotânico na Flona de Canela

www.ibama.gov.br - 17/10/2006
Porto Alegre (17/10/06) - Com o objetivo de realizar um inventário das espécies de plantas com potencial medicinal na região da Floresta Nacional de Canela e um reconhecimento das práticas de cura que possibilitem a reprodução do seu uso terapêutico pela população, está sendo realizado um projeto etnobotânico na serra gaúcha. Aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o projeto tem parceria com a Emater/Ascar, Feevale, UERGS e Ibama/RS. A coordenação da equipe do Ibama está sob responsabilidade do analista ambiental Raul Paixão e do chefe da Flona Ewerton Ferraz, com apoio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

De acordo com o chefe do NEA/RS, Gustavo Mahler, além de levantar dados sobre as espécies de plantas de potencial medicinal na região, o projeto busca aproximar a comunidade do entorno com o trabalho desenvolvido na unidade de conservação. Buscamos maior interação e diálogo entre os conhecimentos popular e científico sobre o uso das plantas medicinais, ampliando as possibilidades de uso da
Flona”, explica Mahler.

Segundo a tecnóloga em Meio Ambiente e estagiária da UERGS, Patrícia Pinheiro do início do projeto, em junho de 2006, até agora, já foram identificadas 180 espécies cultivadas e nativas, com potencial fitoterápico dentro da Flona e no seu entorno.

Na primeira etapa, uma equipe multidisciplinar realizou entrevistas com cerca de 90 famílias da comunidade sobre a utilização das espécies na região em forma de chás, emplastros e temperos, entre outros. Um segundo levantamento, mais detalhado, será realizado e seus resultados apresentados à população na forma de oficinas.

O projeto ainda está definindo o potencial de utilização comercial destas plantas através da produção de sabonetes, chás e artesanato - com possibilidade de gerar renda, mas principalmente, com a finalidade de valorizar e preservar a flora nativa e a reprodução do conhecimento popular daquela região com possibilidade de ser estendido às outras Flonas do Estado.

Maria Helena Annes
Ibama/RS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Canela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.