Icaraíma, Altônia e Alto Paraíso aprovam novo zoneamento da APA do Rio Paraná

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 03/12/2013
Na última semana, o Coripa, o IAP e o ICMBio, através da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e do Parque Nacional de Ilha Grande, concluíram a revisão do Zoneamento Ecológico Econômico das APAs Municipais de Icaraíma, Alto Paraíso e Altônia.

Nos nos dias 25 e 29 de novembro, os municípios aprovaram as novas regras de uso e ocupação por meio de audiências públicas. Segundo o chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, o biólogo Erick Xavier, com o novo zoneamento será possível regularizar as áreas destinadas para mineração, loteamentos e principalmente os aglomerados urbanos e distritos existentes nas margens dos rios como, por exemplo, Vila Iara, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Novo. "O zoneamento existente possuía mais de doze anos e já estava defasado há mais de seis anos. Com este trabalho, as regras ficam mais claras - tanto para os órgãos ambientais, quanto para investidores e empresários locais - quais empreendimentos podem ser licenciados, onde podem ser instalados e até como devem ser operados, visando minimizar os impactos nos ecossistemas associados ao rio Paraná", esclareceu Xavier.

O zoneamento ecológico-econômico, agora aprovado pela população, será encaminhado para a procuradoria do IAP e para o Ibama. Caso seja aprovado por estes órgãos, poderá ser utilizado de ponto de partida para o zoneamento e plano de manejo da APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Em 2014, será revisado o zoneamento de Guaíra e São Jorge do Patrocínio.

Em Icaraíma

A Audiência Pública em Icaraima ocorreu na noite da última sexta-feira no CEMPA no Porto Camargo e contou com a presença do prefeito municipal Paulo de Queiroz Souza, alguns secretários e vereadores e mais de 40 pessoas da comunidade do Porto. Para o prefeito, a audiência foi uma decisão importante e mais ainda a presença e participação do povo que é o principal interessado. Houve questionamentos, dúvidas e muitas perguntas. "É assim mesmo que melhoramos e encontramos soluções para os problemas, com a participação da comunidade. Uma administração participativa sempre foi nosso maior desafio e agora estamos vencendo. O Porto Camargo está ganhando grandes proporções e precisamos crescer ordenadamente" finalizou o chefe do Poder executivo.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Icara%C3%ADma,%20Alt%C3%B4nia%20e%20Alto%20Para%C3%ADso%20aprovam%20novo%20zoneamento%20da%20APA%20do%20Rio%20Paran%C3%A1.&NotID=49613
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.