ICMBio apoia projeto de monitoramento da água

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/12/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apoiou o projeto "Conhecendo os Rios da Reserva", realizado no dia 28 de novembro dentro da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas (PR). Na ocasião, foram apresentados os resultados do monitoramento da água dos córregos Mombuca e Ribeirão Concórdia, que fazem parte da Unidade de Conservação (UC). Participaram da pesquisa representantes do Ministério Público Federal, da Câmara Municipal de Vereadores, do Colégio Duque de Caxias, da empresa Usaçucar e do ICMBio.

Os alunos exibiram os resultados das análises físicas, químicas e microbiológicas, bem como da Avaliação Ecológica Rápida, realizada in loco a partir de análises de imagens digitais, enquadrando os cursos d'água na classe 2, segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Nessa classificação, as águas podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer e à aquicultura e atividade de pesca.

Assoreamento - acúmulo de lixo ou detritos no fundo do rio - e falta de mata ciliar foram os principais problemas detectados. Com relação às soluções propostas, já foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas em um dos pontos analisados, em parceria com o projeto "Semeando o Verde", desenvolvido pela Usina Santa Terezinha.

"O projeto não é para criticar cada ponto analisado ou cada proprietário, mas sim analisar esses cursos d'água para propor soluções. Não é para criticar, é para ajudar. E esse ajudar tem que começar pelos alunos", destacou Bruna Gabarom, coordenadora do projeto.

"Eu acredito na educação e ela vem com a informação. Só depois deve vir a fiscalização", completou Carlos Giovanni, chefe da Reserva Biológica das Perobas.

Projeto Conhecendo os Rios da Reserva

O projeto "Conhecendo os Rios da Reserva" é uma iniciativa do Colégio Estadual Duque de Caxias, da Prefeitura de Tuneiras do Oeste e da Reserva Biológica das Perobas. O objetivo é monitorar a qualidade da água dos rios que entram na Reserva e, com isso, buscar subsídios para definir ações de manejo e práticas conservacionistas dos recursos naturais, além de desenvolver maior consciência ambiental da população da região.

Neste ano, alunos do ensino médio do Colégio Duque de Caxias fizeram coletas e análises químicas da qualidade da água dos cursos d'água selecionados e também realizaram análise das condições ambientais dos locais de coleta. Os resultados foram debatidos em reuniões dos alunos com a professora que orienta o projeto e com analistas ambientais da Reserva Biológica das Perobas, buscando identificar eventuais problemas e propor soluções.

Rebio das Perobas

A Rebio das Perobas foi criada em março de 2006 e protege principalmente o bioma Mata Atlântica. Possui uma área total de 8.716,13 hectares e está localizada no município Tuneiras do Oeste, no Paraná.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5460-icmbio-apoia-projeto-de-monitoramento-da-agua.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.