ICMBio apresenta projeto para criação de parque nacional

MundoGEO - mundogeo.com - 19/02/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entregou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) o projeto de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, incluindo o processo, as justificativas e as minutas do ofício e do decreto que a Ministra do Meio Ambiente deverá enviar à Presidente Dilma Roussef.

A partir das coordenadas mencionadas na minuta do decreto e dos documentos relacionados com a solicitação pelas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), anteriormente consultados em Brasília, apresenta-se o mapa do Parque Nacional da Serra do Gandarela e da RDS.

Nos últimos meses foram divulgados diversos comunicados sobre ameaças à proposta defendida pelo ICMBio e já chancelada pelos governos estadual e federal, para conseguir novas alterações nos limites do Parque Nacional da Serra do Gandarela, para além dos 1.719 hectares já retirados da proposta técnica preliminar, a partir de um acordo político entre os governos para permitir as atividades da empresa na Serra do Gandarela.

Segundo informações do Blog Serra da Gandarela, as alterações pretendidas ameaçavam os principais atributos ecossistêmicos, turísticos e hídricos do Parque Nacional da Serra do Gandarela, destacadamente as maiores extensões de cangas ferruginosas preservadas, ecossistema associado às maiores áreas de Florestas Estacionais Semideciduais (Bioma Mata Atlântica) da Região Metropolitana de Belo Horizonte.



http://mundogeo.com/blog/2013/02/19/icmbio-apresenta-projeto-para-criacao-de-parque-nacional/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Gandarela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.