ICMBio apresenta trabalhos científicos no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/06/2009
O Instituto Chico Mendes marcará presença na nona edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Três trabalhos científicos do Núcleo de Pesquisa da Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, submetidos ao Congresso foram aprovados e serão apresentados em Curitiba, entre os dias 20 a 24 de setembro de 2009.

O congresso reúne os principais especialistas do mundo em conservação da natureza e este ano, alguns dos mais reconhecidos especialistas em áreas naturais protegidas já confirmaram presença, como Robert Constanza, Philip M. Fearnside, Paulo Moutinho, Jules Marcelo Rosa Soto, Allen Pursel, Clóvis Borges e Fábio Feldman.

Os trabalhos foram desenvolvidos no Arquipélago dos Alcatrazes, incluído nos limites e no entorno da unidade, e contaram com a participação de colaboradores da comunidade local e pesquisadores que desenvolvem estudos na estação ecológica.

A analista ambiental do ICMBio, Marli Penteado, que participou desses três trabalhos, esclarece que a apresentação é importante para a Esec Tupinambás. "Este congresso é consirado hoje um dos mais importantes eventos regulares sobre conservação da natureza e sobre áreas protegidas da América Latina. Além disso, a oportunidade de apresentar os resultados de trabalhos desenvolvidos em parceria com colaboradores técnicos e pesquisadores da comunidade local é um estímulo para a continuidade dos trabalhos, valorização dos esforços e participação integrada no monitoramento da unidade e seu entorno", frisa Penteado.

Um dos trabalhos trata sobre o "Uso de fotografias e imagens com aeromodelo no monitoramento de unidade de conservação marinha", e se revela como uma alternativa promissora para o monitoramento de Unidades de Conservação. Ele foi desenvolvido numa abordagem experimental na ESEC Tupinambás e contou com a colaboração do arquiteto Alfredo Mafra, além de se consolidar como um estímulo à participação dos pescadores em trabalhos conjuntos de monitoramento do entorno da unidade. A palestra será dada por Marli Penteado e Márcio Silvestre, ambos analistas ambientalistas do ICMBio.

O outro trabalho, intitulado "Observações oportunísticas contribuem com dados sobre cetáceos no Arquipélago dos Alcatrazes", foi desenvolvido utilizando-se de registros ocasionais de cetáceos, feitos pela pesquisadora especialista na área Shirley Pacheco, que já desenvolve estudos na UC, e pelo colaborador Júlio Cardoso, que fez registros em saídas oportunísticas no entorno do Arquipélago dos Alcatrazes.

A ocorrência de cetáceos no Arquipélago dos Alcatrazes tem sido monitorada de forma descontínua ao longo do tempo, em função da dificuldade da realização de projetos de longa duração na área. O Projeto SOS Mamíferos Marinhos fez alguns registros pontuais de cetáceos durante as expedições científicas multidisciplinares realizadas no local a partir de 2002. Apresentará o trabalho a pesquisadora Shirley Pacheco ou Marli Penteado.

Finalmente, o terceiro trabalho, de nome "Monitoramento de tartarugas marinhas capturadas em rede de cerco localizada no entorno costeiro da Estação Ecológica Tupinambás", trata de registros sistemáticos realizados de forma integrada com a comunidade local, sob planejamento e supervisão de analista ambiental da unidade.

A coleta de dados foi desenvolvida principalmente por pescadores e especialmente pelo co-autor do trabalho, Marcio Silvestre, pescador, biólogo e voluntário da ESEC Tupinambás. Nesse trabalho pôde-se avaliar a efetividade do monitoramento de cercos flutuantes em conjunto com a comunidade de pescadores locais. Essa palestra também será dada por Marli Penteado.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.