ICMBio aprova plano de manejo de resex no amazonas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 31/10/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Auati-Paraná, no município de Fonte Boa, no Amazonas, teve seu plano de manejo aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A portaria de no 116 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31).

Plano de manejo é o documento, baseado nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, que estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão, segundo a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Ainda pela lei, o plano de manejo da Resex Auati-Paraná deverá ficar disponível na sede da unidade de conservação e na sede do ICMBio, em Brasília, para consulta e uso dos interessados.

A Reserva Extrativista Auati-Paraná foi criada por Decreto Presidencial em 7 de agosto de 2001. Com área de 146.950 hectares, a resex possui 16 comunidades, 13 delas situadas às margens do canal Auati-Paraná.

A reserva abriga uma população estimada em 1.400 pessoas. As comunidades da Resex vivem basicamente da pesca (com ênfase no manejo do pirarucu), do extrativismo vegetal (castanha), da agricultura (principalmente mandioca para fazer farinha) e de pequenas criações (um pouco de gado bovino, além de caprinos e suínos).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3464-icmbio-aprova-plano-de-manejo-de-resex-no-amazonas.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Auatí-Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.