ICMBio cadastra famílias de quatro comunidades da Resex Mapuá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/04/2012
A Reserva Extrativista Mapuá, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no Pará, terminou no início de abril a segunda fase do cadastramento de mais de 100 famílias. Foram cadastradas as comunidades do Lago Jacaré, Santa Maria, Perpétuo Socorro Novo e Logo do Socó, o que exigiu dos analistas e técnicos do ICMBio entrevista com aproximadamente mil pessoas.

O cadastramento está na fase final, mas a etapa foi fundamental, pois a equipe percorreu a área de acesso mais difícil da reserva extrativista, por conta da variação do nível do rio. A ação promoveu maior aproximação entre o Instituto e a população local.

Durante o cadastramento, a Escola Municipal da Comunidade Santa Rita preparou um vídeo que participa do Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola. A ideia é produzir um vídeo sobre um projeto de meio ambiente da escola, baseando nos temas da Rio+20 e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?

A escola contribui através da própria vivência para o tema da sustentabilidade e educação ambiental, no órgão e no país. Dessa experiência, surgiu a ideia dos jogos para educação ambiental. São jogos de tabuleiro com diversos temas e com o objetivo de levar informação de forma divertida, e não menos eficiente, para as crianças.

"O trabalho desenvolvido pelos diversos atores foi tão intenso e proveitoso que levaremos nas próximas semanas as demandas dos jogos educativos, das hortas orgânicas, casa de farinha e cursos, para as respectivas coordenações. Isso é fruto do contato e parcerias desenvolvidas nessas atividades, que não se resumem a meras coletas de dados, mas informações e contatos valiosos para gestão da unidade", afirmou a gestora da Reserva Extrativista Mapuá, Diana de Alencar.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2756-icmbio-cadastra-familias-de-quatro-comunidades-da-resex-mapua.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.