ICMBio coíbe pesca ilegal na Costa dos Corais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/10/2016
Agentes de fiscalização apreendem 159 tambores, apetrecho conhecido como "marambaia", que seriam usados na captura de lagosta no interior da APA, que fica entre Pernambuco e Alagoas


Agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral entre Pernambuco e Alagoas, apreenderam 159 tambores de ferro, em Japaratinga (AL), que seriam usados como "marambaia", nome que se dá na região a um tipo de apetrecho formado por tonéis e destinado à pesca da lagosta no interior da unidade de conservação.

Segundo os agentes, os pescadores jogam esses apetrechos no mar para criar um nicho artificial e atrair o crustáceo. A intenção é facilitar a captura da lagosta, que, em geral, é feita por meio de outras formas ilegais (mergulho ou rede). Desde 2006, essa prática é considerada crime ambiental grave (Instrução Normativa do Ibama no 138).

Além de contribuir para dizimar os estoques de lagosta, esse tipo de pesca polui o mar, já que os tonéis, geralmente velhos, sujos e enferrujados, faziam antes o transporte de produtos tóxicos, óleos e lubrificantes. Ainda segundo os agentes do ICMBio, a lagosta pescada desse modo pode fazer mal à saúde das pessoas.

Os tambores de ferro, prontos para serem embarcados, foram descobertos por policiais militares que comunicaram o fato à APA Costa dos Corais. No dia seguinte, a equipe de agentes da unidade de conservação foi até o local, identificou os proprietários dos tonéis e fez a apreensão do material.

Os agentes lavraram ainda auto de infração sem identificação do autor, já que ninguém se responsabilizou pela construção das "marambaias". Os tonéis foram doados à Associação dos Catadores de Material Reciclado do município de Tamandaré.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8378-icmbio-coibe-pescal-ilegal-na-costa-dos-corais
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.