ICMBio combate extração ilegal de palmito em Itatiaia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 14/03/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com o Departamento da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro (DPRF/RJ), realizou nos dia 10 e 11 de fevereiro no Parque Nacional do Itatiaia uma ação de combate a extração ilegal de palmito jussara (Euterpe edulis).

Durante a operação, os fiscais do ICMBio e os agentes da DPRF/RJ encontraram e destruíram um acampamento usado pelos "palmiteiros". Foram apreendidas 80 peças de palmito jussara e o material utilizado para a extração ilegal desses palmitos na unidade de conservação (UC). Eles também encontraram cascas de palmito com mensagens de desafio ao poder público.

O acampamento estava vazio e ficava a cerca de uma hora a pé em uma área de difícil acesso no meio da UC. Ninguém foi preso. Em dezembro do ano passado, o ICMBio apreendeu em uma fiscalização na BR-485, rodovia que corta o parque, aproximadamente 800 peças desse palmito.

O ICMBio e o DPRF/RJ planejam realizar novas operações em conjunto para combater este tipo de crime ambiental, continuando o trabalho de conservação e proteção do Parque Nacional de Itatiaia.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2644-icmbio-combate-extracao-ilegal-de-palmito-em-itatiaia
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.