ICMBio cria mais sete RPPN e aprova plano de manejo do Parque Nacional de Ilha Grande

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 21/11/2008
Mais sete Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) passam a ser incorporadas ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Portarias publicadas nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União, assinadas pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, criam as RPPN Rio do Brasil I (88,77 hectares), Rio do Brasil II (400,78 ha), Rio do Brasil III (356,95 ha), Rio do Brasil IV (74,69 ha) e Rio do Brasil V (54,40 ha) em Porto Seguro/BA, e Vale das Pedras (33,58 ha), no município de Alfredo Wagner/SC e Córrego Floresta (23,86 ha) no município de Afonso Cláudio/ES. O total de RPPNs criadas é de 1.033,03 ha.

Em outras portarias o ICMBio aprovou o Plano de Manejo do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, e criou o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Auatí-Paraná, no município de Fonte Boa, no Amazonas, com a finalidade de implantar e implementar o Plano de Manejo da unidade de conservação.

O Parque Nacional de Ilha Grande, com 108,1 mil hectares, fica na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, pertencendo aos municípios de Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Vila Alta, Icaraima, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquiraí. Foi criado em 1997, por iniciativa do Instituto Ambiental do Paraná e do Ibama, contando com o apoio do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).

De acordo com a gestora do parque, Gabriela Leonhardt, com a aprovação do plano de manejo, ficará mais fácil agora resolver as questões fundiárias pendentes, especialmente as relacionadas a ocupação de casas de veraneio e outras, que somam mais de 200 pontos, e a questão do uso público. O parque é beneficiado com duas lagoas, a Saraiva e a Xambrê, além da Praia de Paracaí, onde ocorre o maior número de visitação pública.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Auatí-Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.