ICMBio desencalha duas baleias franca em Santa Catarina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/08/2014
Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ajudaram a desencalhar duas baleias franca no litoral de Santa Catarina. Mãe e filhote encalharam na lagoa de Santo Antônio, em Laguna (SC), na tarde da última sexta-feira (9). Os esforços para devolver os animais ao oceano levaram quase 28 horas.

Embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e da Polícia Militar Ambiental de Laguna fizeram monitoramento na região enquanto veterinários e biólogos cuidavam dos animais. O filhote, por ser menor, conseguiu desencalhar sozinho após algumas horas, mas a mãe só encontrou o caminho de volta ao mar após as 19h45 de sábado (10). Nenhuma das duas baleias foi avistada depois que a fêmea saiu da lagoa.

"Os animais estavam estáveis. O filhote saiu praticamente ileso. A mãe, por outro lado, estava cansada, com descamassão na pele, que se regenera com o tempo, e alguns cortes superficiais, mas fora de perigo", avaliou a chefe substituta da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira.

Agora, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca procura os animais juntos no oceano, pois ainda existe o risco de os dois não se encontrarem mais, já que o filhote desencalhou antes da mãe. A Unidade de Conservação (UC) está em contato com a sociedade e instituições parceiras para descobrir a atual localização das baleias franca. "Esse seria o melhor dos desfechos possíveis para essa situação de encalhe", finalizou Luciana Moreira.

Em caso de avistamento das baleias, o comunicado pode ser feito pelo telefone (48) 3255 6710 ou pelo email apadabaleiafranca@yahoo.com.br.

Protocolo de Encalhes

O sucesso do resgate só foi possível devido ao Protocolo de Encalhes, projeto coordenado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, que prevê uma série de ações para situações de encalhes de mamíferos marinhos. "Temos sempre um planejamento prévio e nossas equipes foram bem ágeis", afirmou Moreira.

O Protocolo de Encalhes também conta com instituições parceiras, como Udesc, Associação R3 Animal, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Laguna e Marinha do Brasil.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4937-icmbio-desencalha-duas-baleias-franca-em-santa-catarina.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.