ICMBio e SFB promovem Dia de Campo para conselheiros das Flonas da BR-163

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 14/11/2008
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realizam nesta quinta (13) e sexta-feira (14) Dois Dias de Campo na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, com a participação de 55 conselheiros de sete Florestas Nacionais da BR 163, Itaituba I e II, Altamira, Saracá-Taquera, Trairão, Amana e Crepori.

Além dos conselheiros há também representantes de associações comunitárias de Castelo dos Sonhos (PA) e das associações de remanescentes de quilombolas do Rio Trombetas. O objetivo da atividade é qualificar conselheiros das UCs de uso sustentável da região do Distrito Florestal Sustentável da BR-163.

Eles visitarão as áreas de manjo florestal sustentável do projeto Ambé, executado pela Cooperativa Mista Flona Tapajós Verde (Coomflona), e depois irão à comunidade de Pini, também dentro da Flona, para conhecer as Oficinas Caboclas de movelaria a partir de madeira caída. Ambas as iniciativas são caracterizadas pelo manejo florestal comunitário de baixo impacto e também pela gestão social do empreendimento.

Esse Dia de Campo é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro que visa a capacitar conselheiros, gestores e profissionais afins para as atividades do Distrito Florestal Sustentável da BR-163.

Segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Luiz Carlos Joels, é necessário qualificar esse pessoal, principalmente os conselheiros, para que contemos com eles na gestão das unidades e do DFS da BR-163 de uma modo geral. "Sem o conhecer os critérios do manejo florestal sustentável não é possível alcançar a sustentabilidade", afirma.

Além dos trabalhos de campo, os participantes assistirão a uma exposição sobre temas ligados à organização social em empreendimentos florestais comunitários em unidades de conservação. E também uma palestra sobre as experiências de manejo florestal comunitário da Guatemala e do México. Por fim, haverá um debate sobre a importância da participação social dos Conselhos Consultivos na gestão destas unidades de conservação de uso sustentável.

Na sexta-feira, os participantes farão uma avaliação dos trabalhos realizados.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Taquera
  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  • UC Altamira
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.