ICMBio emite primeira autorização para uso turístico do parque nacional

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 19/04/2015
O ICMBio publicou a Portaria no 20 de 30 de março de 2015 ordenando o turismo no Parque Nacional de Ilha Grande. A nova portaria ordena as atividades náuticas de lazer e autoriza a operação de atividades de passeio náutico como pedalinhos e caiaques na Lagoa Xambrê, conforme o previsto no Plano de Manejo do Parque

O Chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto esteve pessoalmente na propriedade rural da família Wakami, que já possuía uma autorização provisória do Parque Nacional, para fazer a entrega da autorização definitiva que permite o uso da lagoa para fins turísticos com base na nova portaria. A família que possui uma pequena propriedade rural lindeira à lagoa, comemorou: "Estamos muito contentes! O nosso fluxo de visitantes tem aumentado cada vez mais. Estamos ampliando as nossas acomodações e agora com a portaria do ICMBio temos muito mais segurança para dar continuidade em nossas atividades" .

Segundo Romano, diferente de outras unidades de conservação de proteção integral, os parques nacionais, além de ter um papel centrado na proteção e pesquisa científica, tem a função de atrair a sociedade para visitação recreativa, educativa. "O Parque Nacional de Ilha Grande tem essa preocupação expressa em seu Plano de Manejo, orientando seu Programa de Uso Público para atividades que denotam a valorização dos patrimônios natural e cultural e agora com a Portaria no 20 de 30 de março de 2015 ficam mais claras as regras para o uso específico da Lagoa Xambrê", explicou.

Ambiente de grande importância para a manutenção das espécies de peixes do Rio Paraná, a Lagoa Xambrê está localizada no município de Altônia. Com seus 5,5 mil metros de extensão, por mil metros de largura é considerada a maior lagoa fluvial do estado do Paraná. A administração do Parque Nacional informou que apenas em uma faixa de 200 metros ao longo da margem leste da lagoa será autorizado o turismo e lembra que em toda a sua extensão não é permitida a pesca e nem o uso de embarcações com motores à combustão (botes, lanchas, jetsky), dentro da lagoa.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=ICMBio%20emite%20primeira%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20para%20uso%20tur%C3%ADstico%20do%20parque%20nacional&NotID=65273
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.