ICMBio estuda Serra dos Poncianos

Mosaico Mantiqueira - http://www.mosaicomantiqueira.org.br - 01/04/2011
A possibilidade de criação de uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral na Serra dos Poncianos foi tema de encontro realizado pelo ICMBio, conselheiros e moradores da APA São Francisco Xavier, dia 25 de fevereiro. Em preparação anterior para a reunião, a convite do ICMBio, foram feitos três sobrevôos na área, para que diversas pessoas pudessem conhecer melhor a área em estudo. A reunião contou com aproximadamente 40 pessoas, entre membros do Conselho da APA SFX, empreendedores locais, cidadãos, peritos da Policia Federal, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Monteiro Lobato e moradores. Ficou esclarecido ao público que os estudos se destinam a avaliar a possibilidade de criação de uma UC Federal de Proteção Integral, sendo que a solução final depende dos estudos e da decisão do ICMBio. Existe a possibilidade de a UC a ser criada ser um parque, como também outras possibilidades: um monumento natural, um mosaico ou uma combinação.

Os técnicos apresentaram uma visão geral dos atributos da região e esclareceram as dimensões e importância do processo, inclusive junto às convenções internacionais. Da parte da APA SFX, além de manter todo o apoio necessário ao ICMBio e consultores, serão promovidas reuniões temáticas com agentes públicos, empreendedores e comunidades, para subsidiar os estudos técnicos em curso.


http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/icmbio-estuda-serra-dos-poncianos-2/
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Francisco Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.