ICMBio faz a soltura de 6 mil filhotes de quelônios no lago Erepecu

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/02/2010
O Projeto Quelônios e Comunidade, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fez, no início desde mês, a soltura de 6.000 mil filhotes de quelônios no lago Erepecu.

A soltura, que contou com a participação da comunidade local, foi feita em três praias distintas dentro da Reserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas, Praia Gorda, Marciana e Santa Maria.

Em 2009 mais 50 comunitários participaram da proteção de seis praias de desova de tracajá (Podocnemis unifilis) e pitiu (Podocnemis sextuberculata).

Com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN), o ICMBio e os comunitários do lago Erepecu desenvolvem desde 2003 o Projeto Quelônios e Comunidade, que prevê fiscalização, pesquisa, manejo e proteção dos quelônios e seus ninhos durante o período de desova.

Os técnicos do ICMBio asseguram que os resultados vão além dos números de filhotes protegidos, já que o envolvimento da comunidade dissemina valores de convivência com a natureza.

Além da comunidade, participaram do evento de soltura dos quelônios estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Oriximiná, a Polícia Militar e a MRN.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Trombetas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.