ICMBio faz mutirão para limpar praias na Bahia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 06/10/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu no mês de setembro dois mutirões para limpar as praias do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA). As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias (20/09), mobilização internacional realizada desde 1993 para incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente.

Participaram do mutirão servidores do ICMBio, voluntários e turistas que estavam no arquipélago. Nas praias e costões rochosos foram recolhidos 32 quilos de materiais como pedaços de isopor, plástico, tecido, borracha e até embalagens estrangeiras. No Centro de Visitantes e sede do Parque, localizado na cidade de Caravelas (BA), foram coletados mais 78 quilos de lixo.

"Essas áreas cobrem toda a extensão da Praia do Kitongo e Trilha do Marobá, bastante frequentadas por moradores locais. Apesar de contarem com lixeiras próprias para descarte de materiais, também sofrem com a quantidade de lixo que se acumula nas margens", explicou o chefe da Unidade de Conservação (UC), Ricardo Jerozolimski.

A ação acontece anualmente e mostrou uma significativa diminuição na quantidade de lixo coletada em relação aos anos anteriores. Apesar disso, a maior parte do material recolhido não é produzido por turistas ou sociedade, mas chega pelo mar por meio das correntes marítimas.

"Esses lixos podem representar uma ameaça à fauna local, principalmente aos mamíferos marinhos e tartarugas, que os confundem com algas", relatou Bernadete Barbosa, monitora ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

A ação contou com apoio da Marinha do Brasil e da ONG Patrulha Ecológica.

Sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma importante área federal que protege a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Criado em 1983, foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Sob o administração do ICMBio, o Parque protege 91,3 mil hectares de áreas marinhas, abrangendo o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas Ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (sob jurisdição da Marinha do Brasil).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4999-icmbio-faz-mutirao-para-limpar-praias-na-bahia.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.