ICMBio inaugura complexo de visitação do Parque da Restinga de Jurubatiba

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/06/2014
O Parque Nacional (Parna) da Restinga de Jurubatiba inaugurou nesta terça-feira (10) a primeira etapa do Complexo de Visitação no município de Macaé, Rio de Janeiro. A obra é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2011 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Petrobras, referente aos derramamentos de óleo da Transpetro na Unidade de Conservação (UC) federal.

O Complexo compreende estruturas de guarita, controle de acesso de visitantes, vestiários, refeitório, garagem, estacionamento para 75 veículos, auditório, área de exposições, loja de souvenires, lanchonete, torre de observação, pavilhão administrativo, sala de ambulatório, depósitos, pista de exercícios com ciclovia e abrigos, quiosque com lanchonete, banheiros e posto de salvamento. Até o momento, foram entregues a área administrativa, o auditório, o salão de exposição, a guarita, a garagem e o estacionamento. O analista ambiental e chefe do Parque Nacional, Marcelo Pessanha, destacou que a solenidade de inauguração demonstra os esforços da UC em firmar parceria com o Sistema Petrobras - Petrobras e Transpetro.

O chefe da gabinete do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Rodriguez Suarez, esteve no evento representando o presidente do Instituto, Roberto Vizentin. Ele ressaltou o trabalho dos servidores da UC junto com as prefeituras dos municípios Quissamã, Carapebus e Macaé. "Antes havia um entendimento de que o Parque seria um prejuízo econômico para o município, mas com o tempo houve um convencimento de que ele era muito importante, tanto sob o ponto de vista ambiental quanto para a comunidade em termos de qualidade de vida, turismo, alternativas econômicas de trabalho e renda. Também é uma oportunidade para as crianças, porque à medida em que as escolas visitam o Parque, tomam conhecimento da importância dele e isso já vai formando para as futuras gerações um novo modo de ver e se relacionar com a natureza", comentou Suarez.

O chefe de gabinete do ICMBio também enfatizou que a obra foi feita seguindo todos os princípios de sustentabilidade e aproveitamento de material, observando rigorosamente o Plano de Manejo da UC, documento técnico que estabelece o que pode ou não ser feito em um Parque Nacional. "Hoje estamos entregando uma obra que não está totalmente completa, mas nosso foco principal é o comprometimento. Isso já esta sendo feito com as parcerias e a atuação do ICMBio com a sociedade do entorno. Essa obra é para o Brasil e para todos que venham a ter interesse em conhecer o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba", disse.

Além de Roberto Suarez e Marcelo Pessanha, também participaram da solenidade o secretário Municipal de Meio Ambiente de Macaé, Guilherme Sardenberg, o secretário de Meio Ambiente de Quissamã, Luiz Geraldo de Paula, o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes e o gerente geral da Petrobras - Unidades de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Joelson Falcão. Prestigiaram o evento a Guarda Ambiental de Macaé, Defesa Civil, vereadores de Quissamã e Carapebus, Petrobras, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) e Polícia Federal, além da comunidade do entorno da UC.

A conclusão total das obras está prevista para segunda quinzena de julho. Na ocasião, haverá uma solenidade com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin. A última inauguração será a torre de monitoramento no município de Quissamã, com previsão de entrega para meados de 2015, segundo informações do chefe do Parque Nacional, Marcelo Pessanha.

O Parque

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba situa-se no norte do estado do Rio de Janeiro, englobando a área de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 45 km lineares de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos-Macaé, com 104 km de extensão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4857-icmbio-inaugura-complexo-de-visitacao-do-parque-da-restinga-de-jurubatiba.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.