ICMBio inicia ações para proteção da Baleia Franca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/07/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou há duas semanas uma série de atividades para proteger a Baleia Franca no litoral sul de Santa Catarina (SC). Na última segunda-feira (30), a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca realizou a primeira fiscalização, por mar, da temporada. A Polícia Militar Ambiental de Laguna e a Estação Ecológica (Esec) Carijós ajudaram nos trabalhos.

Todas as embarcações avistadas na região fiscalizada foram abordadas e tiveram as autorizações de pesca e documentações verificadas. Os mestres das embarcações também receberam alertas sobre os cuidados que devem ter durante a navegação em função da rota migratória da Baleia Franca. Durante uma das abordagens, uma baleia franca emergiu para respirar a pouco mais de 100 metros das embarcações ancoradas.

Nos últimos 15 dias, servidores do ICMBio se revezaram para fazer o monitoramento também por terra. Assim, os analistas ambientais da APA da Baleia Franca conseguem observar a presença de baleias e outros animais marinhos e monitorar as embarcações. O objetivo dessa fiscalização é prevenir e coibir a pesca ilegal dos cetáceos, ordem dos animais marinhos que são mamíferos, como a baleia.

O planejamento das atividades voltadas para a proteção da Baleia Franca durante a temporada migratória de 2014 projeta mais de 70 saídas das equipes a campo, a maioria delas por terra. Também estão previstas outras fiscalizações por mar e pelo ar.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4892-icmbio-inicia-acoes-para-protecao-da-baleia-franca.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.