ICMBio mudará fiscalização na Amazônia

O Globo, País, p. 10 - 20/10/2012
ICMBio mudará fiscalização na Amazônia
Instituto terá bases permanentes nas unidades de conservação

SÃO PAULO - O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) vai adotar nova estratégia de fiscalização de unidades de conservação na Amazônia a partir de 2013. O novo projeto de atuação deverá ser entregue à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em novembro e inclui a instalação de bases permanentes do órgão nas unidades, aumento do efetivo de fiscalização e sinalização mais ostensiva das áreas demarcadas.
O presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin, afirmou que o plano de atuação terá a participação de ONGs que atuam na região. Ontem, o Greenpeace apresentou ao Ministério Público Federal do Pará pedido de investigação de extração ilegal de madeira, em grande escala, na zona de amortecimento da Reserva Extrativista Verde para Sempre, a maior do país, entre os rios Xingu e Amazonas, em Porto de Moz, no Pará.
- Não podemos fazer mais do mesmo. Precisamos dar um salto qualitativo na fiscalização - disse Vizentin.
As unidades de conservação serão divididas em cinco grupos, de acordo com a vulnerabilidade e o passivo de desmatamento e degradação. Atualmente, 3 mil famílias de extrativistas moram dentro da Verde para Sempre, que enfrenta invasões. Segundo Vizentin, cinco projetos de manejo sustentável devem ser aprovados dentro da reserva, todos vinculados à comunidade local.
A área onde o Greenpeace flagrou retirada ilegal de madeira pertence ao Incra. Em abril, a Justiça Federal suspendeu a implantação de um projeto de assentamento por ferir questões ambientais. Letrizia Souto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto de Moz, que mora na reserva, disse que o movimento de balsas passou a ser constante no último ano e que, além delas, barcos carregados com até cem toneladas de madeira, navegam com frequência no rio. Letrizia diz que o chefe da reserva mora em Altamira e raramente vai ao local.
- Ele mora a 10 horas de barco daqui. Não há fiscalização alguma.

O Globo, 20/10/2012, País, p. 10
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.