ICMBio participa da Campanha Um Dia no Parque

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/07/2018
ICMBio participa da Campanha Um Dia no Parque
18 de Julho de 2018, 15h30

Objetivo é que as pessoas ocupem as Unidades de Conservação para lazer, educação ambiental e conscientização no dia 22 de julho, neste domingo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participa da Campanha Um Dia no Parque, que busca chamar os brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas. O objetivo da campanha é que as pessoas ocupem as Unidades de Conservação para lazer, educação ambiental e conscientização no dia 22 de julho, neste domingo. Vários Parques nacionais do ICMBio, estaduais e municipais (ver lista abaixo) participam da Campanha.

Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, e inspirada pelo Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

"Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas", afirma a bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, especialista em parques e reservas.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou que a riqueza natural do Brasil é o maior orgulho de 58% dos br 46,5 milhões, levou aos parques nacionais cerca de 15 milhões de visitantes. Já no Brasil, atraíram 10,7 milhões de visitantes em 2017, segundo dados do ICMBio.

De acordo com Mariana Napolitano, coordenadora do Programa de Ciências do WWFBrasil, "o incentivo ao ecoturismo beneficia tanto a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os visitantes, com experiências enriquecedoras".

"Envolver as comunidades locais, capacitá-las, mostrar novas perspectivas de turismo sustentável e de base comunitária em unidades de conservação, como fazemos no Sul da Bahia nos parques de Abrolhos, Pau Brasil e Monte Pascoal, é incentivar a conservação da natureza para a o bem-estar das pessoas.", detalha Mauricio Bianco, líder da Conservação Internacional no Brasil.

O ICMBio tem sido extremamente atuante na criação de novas unidades, afirma Ricardo Brochado, diretor substituto da Direção de Criação de Maneio de Unidades de Conservação do ICMBio, Apenas em 2018 foram criadas 12 unidades de conservação, tais como as grandes UCs marinhas São Pedro e S. Paulo e Trindade, com mais de 92 milhões de hectares protegidos, além de unidades no bioma Caatinga, como Parque Nacional e APA do Boqueirão da Onça e APA e Revis da Ararinha-azul, além de quatro Resex na Amazônia e litoral do Maranhão. O ICMBio cuida de 335 unidades de conservação que protegem a biodiversidade em todos os biomas, porém, nem todas estão abertas à visitação.

Coalizão Pró-Unidades de Conservação
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Fazem parte da Coalizão: Rede Pró UC, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional - CI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Imaflora, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy - TNC Brasil e Imazon.


Escolha uma Unidade de Conservação

Conheça as Unidades de Conservação com atividades especiais no primeiro #UmDiaNoParque.

Parque Nacional de São Joaquim (Urubici, SC)
Atividade: Caminhada Ecológica na Trilha da Cascatinha, na região de Santa Bárbara (trilha leve, mas não adaptada). Inscrição até 20/07 às 16h, pelo telefone (49) 3278-4994, presencialmente na sede do ICMBio em Ububici (Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1542), ou pelo e-mail reservasparquesaojoaquim@icmbio.gov.br. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urubici vai disponibilizar um ônibus gratuito saindo da sede do ICMBio às 8h, com retorno às 14h.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Pernambuco)
Atividade: Observação de aves na trilha do Sancho, partindo do mirante dos Golfinhos, às 9h

Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu, PR)
O Parque Nacional do Iguaçu é um Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, e abriga as Cataratas do Iguaçu, um dos símbolos da natureza no Brasil. Em julho, o Parque vai abrir uma hora mais cedo, às 8h.Local: Br 469, KM 18 - Foz do Iguaçu PR

Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ)
O Parque Nacional da Tijuca é a Unidade de Conservação mais visitada do país e oferece diversas atividades aos visitantes. Atividades: caminhada em trilha, escalada, ciclismo, voo livre, banho de cachoeira, rapel, corrida, skate, observação de aves e contemplação da natureza. Local: Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Bonito, MS)
Incursão ao rio Salobra e ao Dente de Cão. Estarão presentes alunos da UFGD - Dourados/MS e do Programa Sentinelas da Serra. São disponibilizadas 10 vagas para o público em geral que queira acompanhar (necessário ter veículo, pois o Parque não fornece transporte). Inscrições: escritório do Parque, 67 3255-3979.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso, GO)
A unidade aproveitará o domingo para intensificar o manejo e monitoramento da visitação, feitos pela equipe e voluntários. Eles irão aplicar questionários de avaliação do perfil do visitante no domingo, dia 22, para conhecer melhor qual é o público que tem frequentado o Parque. Na saída, os visitantes serão convidados a deixarem suas mensagens no "Painel do Visitante", contando como foi seu "Dia no Parque", cuja síntese será divulgada nas mídias sociais do Parque. Além de contemplar a beleza do Cerrado, o visitante tem à disposição atividades como observação de fauna e flora, banho de cachoeira, caminhada. As trilhas dos Saltos, dos Cânions, da Seriema e a Travessia das Sete Quedas, com diferentes níveis de dificuldade, atraem os que mais aventureiros. Local: Rod GO 239, Km 36 Vila de São Jorge - Alto Paraíso, Goiás.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Chapada dos Guimarães, MT)
Atividades: Teatro na Cachoeirinha; Oficina de reciclados; atividade educacional "Você sabe como é difícil o combate a incêndio florestal?", Slackline e Observação de Aves no Véu da Noiva. A UC oferece a cadeira Juliette (cadeira de rodas adaptada para trilhas) a pessoa com dificuldade de locomoção. Horário: das 9h às 16h. Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) km 50

Parque Nacional da Serra da Canastra (São Roque de Minas, MG)
Dia 21 de julho, sábado. Passeio à parte alta da Casca Danta com parada no Centro de Visitantes para contemplação de exposição recém-inaugurada. Haverá apoio de voluntários na recepção e orientação dos visitantes. As vagas do transporte gratuito são limitadas e os interessados devem confirmar suas reservas no escritório do ICMBio em São Roque de Minas, telefone (37) 3433-1324.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (Paranaguá, Paraná)
4ª Caminhada na Natureza - Circuito Serra da Prata, que acontece neste domingo, dia 22, na área rural do município de Paranaguá. Este ano o circuito terá 10km, com largada prevista para as 8h30min do barracão comunitário de eventos ao lado da igreja católica da Colônia Maria Luiza. O tradicional café da manhã do evento será servido a partir das 7h da manhã, com bolos, tortas, queijos, doces, geleias, café e leite de produtores da região e o conhecido e delicioso almoço será preparado pela associação dos agricultores e servido a partir das 11h30min. Além disso, no final do percurso haverá uma feira onde os agricultores estarão comercializando diversos produtos. Para saber como chegar, ver o mapa do percurso, inscrever-se e consultar outras informações, acesse: http://www.circuitoserradaprata.com.br.

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (São Miguel dos Milagres, AL)
Mutirão de limpeza de praia em São Miguel dos Milagres, Alagoas. Horário: 8h. Ponto de encontro: Próximo à Pousada Praia Bonita, Povoado de São Miguel - Centro.

A APA Nascentes do Rio Vermelho (Goiás).
A unidade apoia a 11ª Volta Ciclística APA Nascentes do Rio Vermelho, que acontecerá dia dias 28 e 29 de julho em Mambaí, Goiás. Serão dois dias de pedalada, percorrendo 176 quilômetros, passando por alguns municípios, conhecendo as belezas naturais da APA.

Parque Nacional do Catimbau
Além da beleza cênica, o Parque Nacional do Catimbau abriga o segundo mais antigo parque histórico do Brasil. Local: De Recife pela BR-232 até Arcoverde. Depois pela PE-270 até Buíque, seguindo então até a vila do Catimbau, principal acesso ao Parque.

Parque Estadual da Chacrinha (Rio de Janeiro, RJ)
O Parque oferece atividades de educação ambiental, como hortas, adubo orgânico. É possível também fazer visitas guiadas. Local: Rua Guimarães Natal, S/N - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Parque Natural da Ipiranga (Petrópolis, RJ)
O grupo Trilhas na Serra vai desenvolver diversas atividades das 10h às 14h, como piquenique, alongamento, roda de leitura, caminhada ecológica com cadeira Juliette (cadeira de rodas adaptada), yoga, meditação, bate-papo nutricional, brincadeira com crianças. Local: Av. Ipiranga, 853 - Centro, Petrópolis

Parque Estadual da Cantareira (São Paulo, SP)
Evento: #vempassarinharSP (observação de aves). Horário: a partir das 7h. Local: Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira. Organização: Observatório de Aves do Instituto Butantan, AvistarBrasil e SAVE Brasil

Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina, PR)
A ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) vai promover uma caminhada ecológica e observação de aves. Horário: a partir das 8h. Local: Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, Km 14

Parque Estadual Alberto Löfgren (São Paulo, SP)
O Movimento Conservatio promove uma caminhada pelos principais atrativos do Horto Florestal/ Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte de SP. O trajeto abordará pontos importantes de sua história, como construções históricas, personagens importantes, além de informações sobre a origem do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal) e suas raízes na Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, que além do IF, deu origem a outras instituições, como o Instituto Geológico.
A área onde está o PEAL, também conhecido como Horto, era o antigo Engenho Pedra Branca, que foi desapropriado em 1896 para a instalação de um horto botânico. Um dos destaques do circuito será a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi e uma exposição de fotos antigas, que possibilitará ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje. A Caminhada no Horto Florestal é uma iniciativa do Movimento Conservatio, com parceria do Museu Florestal e da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente. Horário: das 10h às 12h

Parque Estadual do Marumbi (Morretes, PR)
A Paraná Ecoturismo vai desenvolver atividades no Parque Estadual do Marumbi, como visita em toda intermediaçãos do Parque, conhecendo a infrainstrutura, história, Cachoeira dos marumbinistas, contorno ao morro Rochedinho com 625 metros e parada nas piscinas naturais para banho de águas naturais. Haverá também atividades para crianças. Para esta ação, a empresa está com valores promocionais, para incentivar o turismo. Informaçõs e reservas: (41) 3462-4121 / (41) 99625-2186, Site: www.paranaecoturismo.com.br, E-mail: paranaecoturismo@gmail.com

Reserva Extrativista Marinha de Soure (Soure, PA)
De 19 a 22 de julho, haverá atividades na Praia do Pesqueiro. Tabuleiro, pescaria, detetives da natureza! Muita diversão! Participe do Mãos ao Lixo às 15 horas.

Parque Nacional do Itatiaia (Itatiaia, RJ)
O parque possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa da unidade. Na alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos. Local: Estrada do Parque Nacional, Km 8,5 - Itatiaia - RJ

Parque Estadual Cunhambebe (Angra dos Reis, RJ)
Alguns dos principais atrativos turísticos do Parque Estadual do Cunhambebe são: Cachoeira Véu da Noiva, Travessia Sahy-Rubião/Rubião-Muriqui, Ribeirão das Lages, Ponte Bela.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (litoral de Santa Catarina)
A unidade de conservação oferece extrema beleza cênica, águas com pouca turbidez próprias ao mergulho de observação, mata atlântica insular, alta diversidade de ecossistemas. A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção.

Floresta Nacional de Ipanema (Araçoiaba da Serra, São Paulo, a 120km da capital)
Dentro da Floresta Nacional de Ipanema existem percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques, playground. Local: Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra.


Para saber mais sobre o assunto acesse o "site da Unidos Cuidamos

E para conhecer mais sobre a unidades federais do ICMBio acesse "aqui

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9789-icmbio-participa-da-campanha-um-dia-no-parque
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas