ICMBio participa de evento na Alemanha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/07/2011
Durante todo este mês, o Zoológico de Frankfurt, na Alemanha, realiza uma ação de educação ambiental no âmbito do Festival Anual do Zoológico de Frankfurt, em parceria com o KfW Bankengruppe. A atividade, chamada "Enviar uma carta para a floresta", é dirigida a crianças de todas as idades. Estima-se a presença aproximada de 6 mil visitantes.

No estande do KfW, no evento, estão sendo apresentados três parques que recebem apoio da instituição, sendo um da América do Sul, um da África e um da Ásia. Cada parque é representado por uma espécie ameaçada e um "heroe", funcionário que trabalha para a conservação da espécie e do parque.

Na América do Sul, a unidade de conservação selecionada foi o Parque Nacional do Jaú, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada em Novo Airão, no Amazonas, sendo a espécie escolhida o macaco-da-noite (Aotus sp.) e a "heroe", a atual chefe do parque, Mariana Leitão, representando o trabalho de toda a equipe da unidade do ICMBio.

O animal selecionado também existe no zoológico de Frankfurt. Assim as crianças podem visitá-lo durante o festival e escrever uma carta ao "heroe" que trabalha no habitat original. Isso é combinado com uma competição de desenho das crianças, que enviam as cartas ao "heroe" com o desenho do animal feito por elas.

Essa iniciativa faz parte da política de Responsabilidade Corporativa Social do KfW. Segundo a equipe do Parna do Jaú, atualmente composta por quatro analistas ambientais, o KfW, por meio de seu apoio ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), contribui muito para o gerenciamento do Parque Nacional do Jaú. Como grande doador do programa, possibilita a implementação de atividades, como fiscalização, monitoramento de animais e educação ambiental.

"Ficamos muito felizes ao receber o convite para participar desse evento e ficaremos ainda mais felizes depois de receber a sua cartinha", diz um trecho da mensagem encaminhada à atividade "Enviar uma carta para a floresta", a pedido dos responsáveis pelo evento.

PRESERVAÇÃO - Para a preservação do macaco-da-noite, assim como de milhares de outros animais que existem no Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, a chefia da unidade realiza um forte trabalho de proteção, por meio da fiscalização, educação ambiental, monitoramento e pesquisa.

A fiscalização está sempre presente nos principais rios do parque para evitar a caça predatória da espécie. As ações são desenvolvidas com o intuito de ordenar corretamente o uso do parque. Tudo é feito para que as pessoas aproveitem ao máximo a beleza natural das áreas preservadas, sem destruir o meio ambiente.

A educação ambiental é desenvolvida para conscientizar, educar e procurar parceiros na preservação. O objetivo é atingir por meio da educação as comunidades residentes no parque, visitantes e população que mora no entorno.

No Parque Nacional do Jaú a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional. Entende-se que é por meio da educação ambiental que se constrói os valores sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente.

A pesquisa científica e o monitoramento ocorrem em paralelo porque não estão sendo desenvolvidas diretamente pelos analistas ambientais, mas por estudantes universitários e por organizações parceiras.
A pesquisa ajuda a entender melhor como está sendo a dinâmica populacional de cada espécie; e os monitoramentos servem para enxergar quais espécies estão sofrendo maior pressão de caça pelas populações.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1669-icmbio-participa-de-evento-na-alemanha
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.