ICMBio participa de operação na fronteira sul do Brasil

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/06/2009
Nas primeiras semanas de junho, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), juntamente com o Exército, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, o Ibama e a Receita Federal empreenderam uma grande ação de fiscalização em toda a região do extremo sul do país. Trata-se da Operação Fronteira Sul, cujo foco eram os crimes ambientais nas áreas alagadas do Taim e em lagoas.

De acordo com o chefe da Estação Ecológica (Esec) do Taim, Henrique Horn Ilha, que representou o ICMBio na ação, foram 550 vistorias em carros e embarcações, com apreensão de mais de 1500 metros de rede, além de 60 quilos de pescados. "Os autuados foram multados, tiveram bens e apetrechos apreendidos e responderão por crime ambiental," explica.

Apesar das autuações, a iniciativa não teve apenas o objetivo de reprimir os crimes ambientais, mas também a educação das pessoas para a conservação do meio ambiente. Para isso, como informa Henrique Ilha, foi montada uma barreira na BR 471. "Os motoristas dos veículos parados recebiam informações educativas, para evitar futuros danos à natureza", destaca.

Para os trabalhos foram mobilizados mais de 50 pessoas, embarcações, caminhões e armamentos leves e pesados. O cenário foi de guerra contra a destruição ambiental em toda a região, até a fronteira com o Uruguai. Mas o maior problema enfrentado pelos fiscais foi o frio de bater os queixos. "A presença de uma frente fria, com ventos fortes, causaram a sensação térmica próxima a zero grau. Isso dificultou a ação nas áreas alagadas e nas lagoas," conta o chefe da Esec do Taim.

O frio também espantou possíveis infratores que teimam em executar a pesca de forma ilegal nessas regiões. Porém, no geral, a Operação Fronteira Sul foi considerada um sucesso, principalmente pelo seu conteúdo educacional. O monitoramento às ilegalidades ambientais não para, e novas iniciativas como essa devem ser planejadas.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.