ICMBio prepara Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu para receber visitantes

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/07/2009
Falta muito pouco para que o Parque Nacional (Parna) das Cavernas do Peruaçu, em Itacarambi, região norte de Minas Gerais, passe a receber visitantes. Uma equipe de especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se dedica no momento à implantação da infraestrutura necessária à abertura da unidade de conservação (UC) aos turistas. O parque, um refúgio bucólico de rara beleza, cheio de esculturas em rocha esculpidas durante milhões de anos pela natureza, já possui plano de manejo.

Lá, os visitantes poderão se deleitar com as imagens impressionantes de mais de 150 cavernas catalogadas e de cerca de 80 sítios arqueológicos, cujos paredões guardam vestígios antropológicos milenares nas escritas e desenhos do tempo em que os habitantes dessas terras ainda moravam em grutas. Trata-se de uma das formações naturais mais antiga das Américas. O local dispõe ainda de uma rica fauna e flora. Se não bastasse, toda essa beleza natural fica às margens do Rio Peruaçu, afluente do São Francisco, no meio do sertão das Minas Gerais.

Uma das iniciativas que devem tirar essa proposta do papel é um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a montadora de automóveis Fiat. Pelo acordo, a multinacional se propõe a fazer investimentos na estruturação do parque. O TAC é para compensar um erro da empresa quando da fabricação de uma série de um dos carros populares. O veículo acabou sendo comercializado fora dos padrões de controle de emissão de gases poluentes. Como o documento foi firmado antes da criação do ICMBio, quando o Parna ainda estava sob a gestão do Ibama, é preciso um aditivo para que seja finalizado o processo.

A esperança do chefe do parque, Evandro Silva, é a de que essa providência burocrática seja resolvida o mais rapidamente possível. Ainda mais porque neste ano a Unidade de Conservação (UC) completa dez anos de criação. Abri-la ao público, na opinião dele, é atender a uma grande expectativa regional, tanto por parte da população quanto dos municípios abrangidos. "É uma UC de notória e indiscutível relevância para conservação ambiental que fica numa região de transição entre os biomas cerrado, caatinga e mata atlântica e abriga um dos complexos espeleológicos e arqueológicos mais importantes e belos do Brasil e do mundo. Além disso, tem forte apelo turístico, o que vai ajudar a desenvolver a região".

Entre os principais projetos estruturais do Parna estão a adequação do abastecimento de água de forma a não interferir e nem causar danos à natureza, a criação do Centro de Apoio à Pesquisa, o Centro de Apoio ao Visitante, além de reformas em vários espaços já existentes no local. Acrescenta-se a isso algumas ações já programadas, como a elaboração de trilhas interpretativas por onde os turistas poderão passear. Esse trabalho será concluído no próximo mês por uma equipe do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), unidade especializado do ICMBio.

Mauro Gomes, especialista em geoprocessamento e integrante da equipe do Cecav, explica o objetivo desse tipo de trilha. "A idéia é definir um trajeto que possibilite aos usuários não apenas o deslocamento até o destino final, mas também maior integração com o meio no qual ele está inserido, mesclando as áreas científicas, pedagógicas e paisagísticas," detalha. O roteiro inicial já está estabelecido pelo pessoal do parque. "O que vamos fazer, na verdade, é percorrer este caminho e definir quais seriam os melhores acessos, considerando o nível de dificuldade previsto, bem como quais atributos da paisagem devem ser ressaltados", explica.

Para isso a equipe formada pelo pessoal do Cecav, juntamente com analistas do Parna e do Ibama, estará municiada do que tem de melhor em termos de tecnologia. De direcionamento por GPS e satélite a softwares modernos. Tudo a serviço da criação de um banco de dados capaz de orientar os técnicos na finalização das trilhas. "A idéia é utilizar todos os recursos disponíveis e assim conseguir apresentar um resultado bem profissional," adianta Gomes.

Mais que isso, o chefe do Parna, Evandro Silva, espera que seja efetivamente retomado o processo de execução das diretrizes previstas no TAC assinado com a Fiat. Nesse caso, segundo ele, é imprescindível que o aditivo ao termo, já acordado entre as partes, seja finalmente assinado. Silva está bastante otimista e acredita que num prazo curto o Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu estará de portas abertas para turistas, cientistas e aventureiros do Brasil e do mundo inteiro.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cavernas do Peruaçu (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.