ICMBio promoverá em maio sexto cruzeiro de monitoramento marinho

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 15/04/2011
Está programado para o mês de maio o sexto cruzeiro de monitoramento da fauna marinha demersal da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e adjacências, no estado de Santa Catarina.

Realizado por analistas ambientais do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL) sob a coordenação da analista Roberta Aguiar dos Santos, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), este projeto vem coletando sazonalmente dados de 13 pontos amostrais previamente selecionados.

Os cruzeiros feitos com o Navio de Pesquisa Soloncy Moura têm duração média de quatro dias. Em cada um deles é feita análise de parâmetros populacionais como distribuição de comprimentos por espécie, proporção de sexo, estágios de maturação sexual, além de coleta de dados abióticos de cada ponto amostral. Também são feitas avistagens de aves e mamíferos marinhos.

Entre as espécies coletadas encontram-se peixes-espada, abróteas, manjubas, pescadas, moreias, peixes-porco, côngrios, linguados, peixes-sapo, raias, cações, lulas, polvos, siris, caranguejos, estrelas e águas-vivas. As espécies de peixes e invertebrados ameaçados de extinção que chegam vivas ao convés são rapidamente parametrizadas a bordo e lançadas novamente ao mar.


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/783-icmbio-promovera-em-maio-sexto-cruzeiro-de-monitoramento-marinho
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.