ICMBio quer ordenar passeios de bugue em Maragogi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/08/2015
Atividade impacta Área de Proteção Ambiental e peixe-boi


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluiu a primeira fase do projeto de educação ambiental que tem como objetivo contribuir para o ordenamento do passeio de bugue nas praias de Maragogi, no litoral norte de Alagoas.

A atividade, da forma como vem sendo feita, tem causado impacto na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e no projeto de conservação do peixe-boi marinho, desenvolvido na região pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Aquáticos (CMA), em Porto de Pedras (AL). Além disso, põe em risco a segurança dos banhistas.

Ao final dos trabalhos, que envolveram palestras e oficinas com a participação dos bugueiros e comunidade, ficou acertada a elaboração de um mapa com o itinerário dos passeios de bugue e uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será submetida ainda ao Ministério Público Federal, à chefia da APA Costa dos Corais e à Prefeitura Municipal de Maragogi.

O TAC vai estabelecer as responsabilidades de cada instituição envolvida com a promoção e a fiscalização da atividade, além de definir itinerários, períodos, critérios de autorização, cadastramento, identificação dos veículos, entre outras exigências.

Parcerias

O projeto de educação ambiental é conduzido pela Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio, em parceria com o CMA e a APA Costa dos Corais, e tem o apoio da Prefeitura e secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Maragogi, do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Bugueiros de Maragogi.

Essa fase dos trabalhos, que durou de 30 de julho a 12 de agosto, consistiu em oficinas e palestras de conscientização sobre a atividade e seus desdobramentos. Foram analisadas desde que a questão socioeconômica até os impactos ambientais, sem deixa de lado a organização e o fortalecimento institucional do grupo de bugueiros.

"Além da solicitação dos bugueiros por uma forma de ordenamento da atividade, o projeto foi motivado pelas ocorrências de molestamento com peixe-boi nas praias do município", disse José Ulisses Santos, do CMA/ICMBio.

Segundo ele, o projeto tem o objetivo de beneficiar a todos e minimizar, ao máximo, os impactos ambientais causados pela circulação de veículos nas praias da APA , além de garantir a conservação do peixe-boi e a segurança dos banhistas.

Durante os trabalhos, foi feita a viagem de campo "Conhecendo o peixe-boi na Ilha de Itamaracá-PE", importante para capacitação dos bugueiros, que participaram ainda de aula em campo sobre a "Biologia e conservação do peixe-boi no Brasil", ministrada por Augusto Boaviagem, médico veterinário do CMA/ICMBio/PE.

A analista Karina Sales, da Resex Prainha do Canto Verde, no Ceará, também deu contribuição ao projeto com aula expositiva sobre "Impactos causados pela atividade na linha de costa da APA Costa dos Corais".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6970-icmbio-quer-ordenar-passeios-de-bugue-em-maragogi.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.