ICMBio realiza mapeamento da população de peixe-boi em áreas protegidas do rio Negro

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 01/11/2011
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam/ICMBio) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) reiniciaram no final de outubro o mapeamento sobre a presença de peixe-boi em unidades de conservação do baixo e médio rio Negro, no Amazonas.

Atualmente, o trabalho vem sendo desenvolvido no Parque Nacional de Anavilhanas, na região do município de Novo Airão, na região metropolitana de Manaus.

O projeto tem parceria com o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Nesta segunda expedição iniciada no mês passado, a equipe realiza o monitoramento da qualidade da água dos lagos e colher amostras de possíveis espécies de plantas presentes na dieta dos peixes-bois.

Conforme a coordenadora técnica do projeto, Luciana Crema, esta coleta é de extrema importância, uma vez que permitirá a comparação dos dados da estação seca com os dados já obtidos em maio, durante a cheia dos rios.

"Isto nos possibilitará analisar a variação sazonal das características físicas e químicas da água no ambiente em que vivem os peixes-boi, além de ampliar o conhecimento sobre a sua dieta", frisa Crema.

Conforme a pesquisadora do IPÊ e coordenadora científica do projeto, Cristina Tófoli, quase não existem informações sobre os peixes-bois da Amazônia em vida livre.

"O que temos são informações de animais de cativeiro. Ainda não temos estimativas confiáveis do tamanho da população dessa espécie no Parque Nacional de Anavilhanas, que é uma área importante por ser central e contígua à quase todas as unidades de conservação do Baixo Rio Negro", afirmou.

Na primeira etapa, uma das novidades do projeto foi a utilização de um sonar com a finalidade de estimar o tamanho da população. Em parceria com o IDSM, o projeto desenvolve um protocolo de uso do equipamento com testes em campo realizados em julho e agosto em Mamirauá. Até o final do ano, o equipamento deve ser testado nos lagos do parque.

O peixe-boi da Amazônia está classificado como "vulnerável" na Lista Nacional de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora.

O declínio drástico da população de peixes-bois tem ocorrido em virtude da caça, baixa taxa reprodutiva da espécie e destruição de seus habitats.




http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-ICMBio-mapeamento-populacao-peixe-boi-conservacao_0_583141928.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.