ICMBio realiza projeto de identificação visual de onças-pintadas

http://www.icmbio.gov.br - 30/06/2011
Desde 2010 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio dos analistas ambientais da Estação Ecológica de Taiamã (MT), Daniel Luis Zanella Kantek e Selma Onuma, realiza projeto de identificação visual de onças-pintadas na bacia do alto rio Paraguai, no Pantanal Norte, região da Esec. Intitulado "Estudo de identificação de exemplares de onça-pintada (Panthera onca) através do padrão de manchas da pele", o projeto visa obter estimativas de deslocamento e tamanho populacional de Panthera onca na UC e seu entorno.

A região da Esec é notoriamente caracterizada pela presença constante de onças-pintadas, e por já ocorreram ataques documentados a humanos, sendo o aprofundamento no estudo desta espécie imprescindível.

Vinte indivíduos já foram identificados. Como a espécie possui padrão de pelagem (pintas) individualizado, espera-se, por meio da observação e registros fotográficos de exemplares desses animais, dentro da Esec e no seu entorno, obter o tamanho populacional e outras informações biológicas desse táxon na região da UC.

O coordenador do projeto, Daniel Luis Zanella Kantek, biólogo e Doutor em Genética e Evolução, ressalta que o estudo, além de buscar quantificar o número populacional local da espécie e tomar conhecimento de sua área de vida, também auxiliará no processo de ampliação da UC.

"Informações sobre a biologia das onças-pintadas irão subsidiar ações de conservação na região da estação ecológica, como a realização do plano de manejo e a ampliação da Esec. Esses dados irão servir como subsídio na argumentação para aumentar a UC a fim de proteger a onça-pintada, a qual requer áreas extensas para sobrevivência. Proteger as chamadas espécies guarda-chuva implica na conservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre", afirma o analista ambiental.

As observações com coordenadas geográficas e foto da face do animal são obtidas por meio de excursões fluviais realizadas nos rios que ficam no entorno da unidade ou por armadilhas fotográficas. Os registros são obtidos geralmente durante as atividades de rotina, como fiscalização. "Existe bastante demanda de fiscalização por ser uma UC localizada em região com muitos peixes como pintado, pacu etc", afirma Kantek. A maioria dos registros é de 2010, ano em que começou a catalogação, no entanto existem registros a partir de 2007.

O projeto conta com o apoio de outros servidores da UC, de fotógrafos, de operadores de turismo de onças na região, e de pesquisadores, que contribuem com repasse de dados e fotos. Cabe a Daniel Kantek analisar os dados e anotar as coordenadas geográficas da localização de cada exemplar, a fim de plotar os resultados em um mapa e observar seus deslocamentos. Os dados gerados ainda poderão servir de subsídio para futuro estudo com colocação de rádio-colar nas onças.

Onça-pintada - É o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. A onça-pintada possui um padrão de atividade crepuscular-noturno e mais de 85 espécies-presa já foram relatadas em sua dieta. Entre as principais, a queixada (Tayassu pecari) e a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), sendo que no Pantanal uma parcela qrande de presas são jacarés . No Brasil, depois da Amazônia, o Pantanal representa o maior refúgio contínuo para a onça-pintada e suas presas. No entanto, o abate ilegal de onças-pintadas em retaliação aos prejuízos que causam nos rebanhos domésticos representa ameaça a essa população. A espécie é classificada pela IUCN, a União Internacional para a Conservação da Natureza, como vulnerável (VU).




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1409-icmbio-realiza-projeto-de-identificacao-visual-de-oncas-pintadas
Pantanal

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.