ICMBio recebe a visita do presidente da IUCN

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/05/2017
Em reunião com o presidente do Instituto, Ricardo Soavinski, o chinês Zhang Xinsheng destacou a importância do Brasil para a conservação da biodiversidade mundial



O Brasil tem um importante papel na conservação da biodiversidade do planeta, disse o presidente da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), na sigla em inglês), o chinês Zhang Xinsheng, durante reunião, em Brasília, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski.

A IUCN, que tem sede na Suíça, é uma das mais respeitadas instituições ambientais do mundo. Reúne mais de 1.250 organizações, incluindo 84 governos nacionais, 112 agências de governo, ONGs nacionais e internacionais e cerca de 10.000 membros individuais, entre cientistas e especialistas. Sua missão é apoiar ações de conservação no planeta. Ela é responsável, entre outras coisas, pela elaboração da lista mundial da fauna ameaçada.

Durante o encontro, que ocorreu na sexta-feira (26), na sede do ICMBio, Xinsheng ressaltou que atualmente os países desenvolvidos têm mais voz e visibilidade nos fóruns internacionais. Por isso, segundo ele, é fundamental que países emergentes e megabiodiversos, como Brasil, China e África do Sul, passem a exercer o protagonismo nas discussões sobre a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como em instituições como a própria IUCN.

O presidente do ICMBio, por sua vez, traçou um panorama do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e mostrou como a experiência brasileira inovou na gestão de áreas protegidas, ao instituir a categoria reserva extrativista, que permite a utilização dos recursos naturais de forma sustentável por populações tradicionais, gerando emprego e renda para muita gente.

Ainda durante o encontro, Soavinski fez uma rápida explanação da iniciativa que está sendo articulada pelo governo brasileiro, junto com parceiros nacionais e internacionais, que visa criar um fundo para a criação e fortalecimento de unidades marinhas e costeiras.

Xinsheng elogiou a iniciativa e disse que, assim como a Amazônia, que já concentra grande atenção do Brasil e da comunidade internacional, a biodiversidade marinha precisa, também, ser protegida das ameaças à sua biodiversidade. Mais uma vez, ele ressaltou a importância da liderança dos países emergentes no tema.

Participaram ainda do encontro o representante da IUCN no Brasil, Márcio Dionísio, e o diretor de Ações Socioambientais do ICMBio, Claudio Maretti. Além da reunião na sede do Instituto, na capital federal, o presidente Zhang Xinsheng visitou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o Parque Nacional da Tijuca, no Rio, ambos geridos pelo ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8946-icmbio-recebe-a-visita-do-presidente-da-iucn
Biodiversidade:Políticas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.