ICMBio recebe doação de dois mil caranguejimetros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/07/2014
A Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana (PB/PE) recebeu dois mil caranguejimetros da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e do Serviço Social da Indústria (Sesi/PE). O equipamento, que é semelhante a uma régua e serve para medir a carapaça do caranguejo, será distribuído entre famílias da Unidade de Conservação (UC) e estabelecimentos locais que vivem do comércio do crustáceo.

A ideia partiu do Conselho Deliberativo da Resex, que atua na preservação do ecossistema manguezal e uso sustentável dos recursos pela população de pescadores. Para o presidente em exercício da Fiepe, Ricardo Essinger, a iniciativa serve de exemplo para outras unidades. "Esse é um passo inicial que pode render um grande resultado", afirmou.

Cerca de 9 mil caranguejos são extraídos por mês da UC, mas por lei aqueles que medem menos de 6 centímetros não podem ser capturados nem comercializados. Agora, com os novos equipamentos, será possível ajudar a conservar a espécie. "Nosso objetivo com o caranguejimetro é a educação ambiental que essa ferramenta vai possibilitar aos pescadores e comerciantes da área para inibir a pesca indiscriminada do caranguejo" ressaltou a chefe da Reserva Extrativista Acaú-Goiana, Marisol Pessanha.

Reserva Extrativista Acaú-Goiana

Criada em 26 de setembro de 2007, a Reserva Extrativista Acaú-Goiana é uma das 313 UCs federais geridas pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem como objetivo proteger os meios de vida, garantir a utilização e conservar os recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população das comunidades locais.

Com uma área de aproximadamente 6.678,30 hectares, a economia da unidade está relacionada à pesca e à coleta artesanal de recursos marinhos. Na Resex, é possível identificar fragmentos de Mata Atlântica nas áreas de limites com os canaviais e uma extensa área de Manguezal, entrecortada por manchas de Apicum nos estuários. Também existem fragmentos de Restingas na planície litorânea e nos Tabuleiros Costeiros, além dos Recifes de Corais em uma extensa formação conhecida como Pedra da Galé.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4893-icmbio-recebe-doacao-de-dois-mil-caranguejimetros.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.