ICMBio resgata 121 tartarugas em Roraima

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/03/2015
Uma operação de fiscalização conjunta entre o Parque Nacional do Viruá (RR) e a Polícia Militar Ambiental (CIPA-PM/RR), resgatou 121 tartarugas adultas que estavam em poder de traficantes, no último sábado (7/3). Os animais da espécie Tracajá (Podocnemis unifilis) foram encontrados em cativeiro escondido na mata, próximo à Unidade de Conservação, no município de Caracaraí (RR).

De acordo com Samuel Rodrigues, um dos integrantes da ação, os Tracajás resgatados teriam sido capturados pelos traficantes em áreas remotas, distantes do local do flagrante. "Essas tartarugas vinham do Rio Anauá e estavam sendo transportadas pelo Rio Baruana, para despistar a fiscalização, mas foram surpreendidos", comentou.

Os integrantes da quadrilha fugiram quando perceberam a chegada da equipe de fiscalização. Mas, os suspeitos já haviam sido identificados. "A quadrilha era investigada há meses. A partir de uma denúncia, ativamos a operação. Levou uma semana até localizarmos o cativeiro e resgatar as tartarugas", informou Beatriz Ribeiro, analista ambiental do Parque Nacional do Viruá.

Beatriz explicou que devido à forte estiagem deste ano, resultado do El Niño, o nível dos rios está muito baixo e a seca prolongada, o que facilita a captura desses animais. "Mas graças à estratégia adotada, nesse verão, as ações já resultaram no resgate de 377 tartarugas adultas e na soltura de mais de 46.000 filhotes", ressaltou.

Sucesso das operações geram mais denúncias

Para o chefe do Parque Nacional do Viruá, Antonio Lisboa, o sucesso das ações resultaram num número maior de denúncias por parte das comunidades locais. "As apreensões têm grande repercussão local, o que vem estimulando a confiança e disposição das pessoas em denunciarem.

As ações de combate ao tráfico de tartarugas na região ocorrem desde 2011 e têm alcançando importantes resultados. Foram apreendidos e soltos 1.003 animais no período de 2012 a 2014. Neste verão, mais 377 animais foram devolvidos à natureza, números recordes para toda a região amazônica, segundo os registros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (Ibama). "Já são mais de 1300 tartarugas adultas devolvidas com vida ao Rio Branco, o que significa a garantia de muitas novas gerações de filhotes", comemora Lisboa.

Ele destaca que os números positivos se devem a uma série de fatores como o trabalho em parceria com outras instituições, às estratégias de inteligência (investigação prévia), o uso de equipamentos próprios (que reduz custos e garante maior sigilo), trabalho noturno em finais de semana, além de muita determinação e foco nos resultados por parte das equipes. As ações, que foram custeadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) seguem até o final do verão, quando encerra o período de estiagem e desova das tartarugas na região.

Sobre o Parque Nacional do Viruá

Criado em 1998, no município de Caracaraí (RR), o Parque Nacional do Viruá abrange 227 mil hectares de uma região de extrema importância para a conservação da biodiversidade brasileira. Nessa Unidade de Conservação estão localizados os mais extensos mosaicos de campinas e campinaranas (tipos de vegetação) do mundo. Esses ecossistema, sustentam altíssima diversidade de espécies da fauna, especialmente peixes, aves e mamíferos, além de abrigar inúmeras nascentes de rios em áreas de grande fragilidade ambiental.

Programa Áreas Protegidas da Amazônia

O Parque Nacional do Viruá é uma das Unidades de Conservação (UC) apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). O Programa foi criado com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia, proteger 60 milhões de hectares, assegurar recursos financeiros para a gestão destas áreas a curto / longo prazo e promover o desenvolvimento sustentável na região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6729-icmbio-resgata-121-tartarugas-em-roraima.html
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.