ICMBio Sul sai do debate

Diário Catarinense - www.clicrbs.com.br - 08/07/2010
A coordenação estadual do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou, ontem, uma "nota aos catarinenses". Segundo o coordenador da regional Sul do órgão ambiental, Ricardo Castelli, este foi o último pronunciamento oficial da equipe estadual.

Na nota, o ICMBio se define como um órgão com missão institucional de "proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental" e manteve parecer contra a instalação do estaleiro em Biguaçu. A justificativa é o impacto em três unidades de conservação: Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Estação Ecológica de Carijós.

Ainda na nota, o órgão destaca que o Estudo de Impacto Ambiental apresenta três alternativas locacionais em SC. "Entre todas, a escolhida pelo empreendedor é, sem sombra de dúvidas, a mais impactante do ponto de vista ambiental, pois gerará impactos permanentes a três unidades de conservação, cada uma com seus atributos únicos, que suscitaram suas criações", aponta a diretoria regional.

"Não somos contra o estaleiro. Somos contrários ao empreendimento no local proposto (Baía Norte), caracterizado por uma rica biodiversidade e por atividades de maricultura, pesca artesanal e turismo", acrescenta.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2963998.xml&template=3898.dwt&edition=15048§ion=129
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anhatomirim
  • UC Carijós
  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.